Angola-Entardecer-Vermelho

Acho que todo mundo já sentiu em algum momento aquela inquietação sobre o rumo que sua vida está tomando. É uma estranha sensação de que tudo está passando rapidamente e que seguimos adiando uma série de sonhos. Um período sabático pode ser uma boa opção para finalmente sair um pouco da rotina e repensar nossas prioridades.

O termo “período sabático” tem sua origem no judaísmo. Shabat significa repouso e é o nome dado ao dia de descanso semanal dos judeus, começando no pôr-do-sol da sexta feira e finalizando no pôr-do-sol do sábado, um período para refletir e renovar as energias. Shabat é a fonte para o termo em português Sábado, e para a palavra que denomina esse dia da semana em muitas outras línguas. Na antiguidade, de sete em sete anos celebrava-se o ano sabático, um período de repouso para as pessoas e para a terra, durante o qual não se podia semear, nem colher. Durante o século XIX, este costume foi levado para as universidades americanas, onde a licença sabática era concedida para permitir que os professores tivessem algum tempo afastados das suas atividades profissionais para se dedicarem a uma reciclagem acadêmica.

Atualmente o período sabático já está bastante difundido nos EUA e Europa e consiste em uma interrupção na carreira durante alguns meses para buscar novos conhecimentos e inspirações, além de descansar. Tornou-se sinônimo de reflexão sobre o que se quer da vida, longe da rotina e do trabalho. Cada indivíduo é único e tem seus próprios sonhos. O período sabático, portanto, pode ter diferentes formas, não tem regra. Tem pessoas que o utilizam para fazer cursos, se preparar para mestrados e doutorados, aprender idiomas, viajar por diversos países, se recolher em retiros espirituais, participar de trabalhos voluntários ou passar um tempo curtindo a casa e os filhos.

Nós decidimos utilizar o período sabático para nosso projeto “Tempo para Ajudar” e eu desejo que cada um encontre seu caminho. Se não puder tirar um período sabático formal que ao menos consiga incluir em sua vida pausas para reflexão. Assim é possível evitar que a vida fique apenas no piloto automático.