Família no Lago Argentino

El Calafate foi nosso segundo destino na Volta ao Mundo com as crianças. Visitamos primeiro Ushuaia e depois seguimos para El Calafate, destinos que podem ser combinados na mesma viagem. Fica na região patagônica argentina e alterna arbustos de tons amarelados com geleiras e lagos. A cidade serve como ponto de partida para visitar o principal símbolo natural da região, o glaciar Perito Moreno, declarado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade.

De fato ela precisa estar no seu roteiro em família na Patagônia, tem muitas atrações e atividades. Veja todas as dicas de o que fazer em El Calafate com crianças.

Onde fica El Calafate

El Calafate fica na província de Santa Cruz, na Argentina. Fica a 2.500 km de Buenos Aires e 1.400 km de Bariloche. Além de seus atrativos, ela serve também de base para explorar outros destinos na região, como Torres del Paine, no Chile, e El Chaltén, sucesso entre alpinistas.

El Calafate tem 25 mil habitantes e é conhecida como Terra dos Glaciares. Se transformou em um dos destinos mais populares da Patagônia. A cidade recebeu esse nome devido ao fruto de um arbusto da região. Os calafates estão por toda parte e são usados no preparo de doces, geleias, sorvetes e licores.

Conta com uma excelente estrutura turística, parece uma espécie de Campos de Jordão da Patagônia. Nos meses de verão, alta temporada, fica bem cheia e os preços sobem.

Como chegar a El Calafate

É possível chegar a El Calafate por via terrestre ou aérea. As distâncias são longas, então o mais comum é ir de avião.

Não existem voos diretos do Brasil até El Calafate. Se estiver indo do Brasil faça escala em Buenos Aires – ou Santiago, no Chile. O Aeroporto Internacional de El Calafate Comandante Armando Tola serve a região e fica a aproximadamente 21 quilômetros de distância da cidade.

Caso esteja visitando outros destinos na mesma viagem, pode pegar voo de Ushuaia ou Bariloche.

Quando ir com crianças a El Calafate

A melhor época para visitar El Calafate é fora do inverno. El Calafate não é um destino para esportes de neve. As geleiras são as principais atrações e no inverno os trekkings sobre o gelo costumam ser suspensos. Além disto no inverno os dias são curtos e a temperatura cai bastante, variando entre -3ºC e 8ºC, com muita neve em junho. Desta forma evite viajar para El Calafate entre junho e agosto.

Na primavera, entre setembro e novembro, as temperaturas vão ficando mais agradáveis e os dias mais longos, com mais horas de sol. Nesta época chove pouco. A partir de outubro é garantido que todos os passeios estão operando. Outubro e novembro são excelentes meses para ir a El Calafate, pois ainda não começou o pico da temporada.

Nos meses de verão, alta temporada, a cidade fica bem cheia e os preços sobem. As atividades ao ar livre são melhor aproveitadas e durante o dia você pode até conseguir tirar o casaco. As temperaturas ficam entre 10ºC e 20ºC, mas saiba que podem oscilar muito. No verão há muito vento, o que pode diminuir muito a sensação térmica, sempre leve roupas apropriadas para frio. Esta época é ótima para ver os desprendimentos de gelo no Glaciar Perito Moreno. O calor faz com que grandes pedaços caiam sobre o lago, com super estrondos. Dezembro e janeiro são os meses mais lotados.

Perito Moreno

Em 15 de fevereiro se comemora o batismo do Lago Argentino e todo ano acontece a Fiesta del Lago, uma série de eventos culturais que dura quase uma semana. A cidade fica completamente lotada, com shows para mais de 20 mil pessoas. Só vá nesta época se curte festivais de música e já deixe tudo agendado. Passando o festival a cidade já fica mais vazia.

Nós fomos a El Calafate com as crianças na última semana de janeiro e o clima estava ótimo. Pegamos dias ensolarados com boa sensação térmica. A cidade estava cheia, mas estávamos com o hotel e os passeios reservados. Pudemos aproveitar todos os dias e não achamos cheio demais. Para os restaurantes mais badalados tivemos que fazer reserva prévia.

O início do outono, março, é uma ótima época também. A cidade está mais vazia e ainda não esfriou muito. A temperatura fica em torno de 6° C. A partir de abril começa a baixa temporada, temperaturas caem e o vento diminui. Os passeios ainda estão operando. Em maio e junho já esfria bastante, com temperaturas de 0° C.

Transporte em El Calafate

Do aeroporto ao centro de El Calafate

O aeroporto de El Calafate fica a 21 km do centro. Você pode já deixar contratado um traslado que estará te esperando ou contratar uma van ou taxi no próprio aeroporto. Nós pegamos um taxi na nossa chegada.

Como circular na região

El Calafate tem uma área central onde ficam os restaurantes, bares, lojinhas, parquinhos, museus. Se você estiver hospedado no centrinho conseguirá fazer tudo caminhando, sem a necessidade de carro ou taxi.

As principais atrações de El Calafate, como o Glaciar Perito Moreno, ficam fora da cidade. As agências de passeios já incluem os transfers de ida e volta aos hotéis.

Caso opte por se hospedar fora da cidade ou queira fazer os passeios por conta própria, pode alugar um carro. As estradas são boas e é fácil se locomover e estacionar na cidade.

Nós não alugamos carro pois estávamos hospedados no centrinho e já tínhamos deixado todos os passeios agendados.

Para alugar um carro em El Calafate você precisa estar com a sua carteira de motorista do Brasil (CNH), passaporte válido ou RG e um cartão de crédito internacional. Na hora da locação do veículo eles bloqueiam um pequeno valor no cartão (como se fosse um cheque calção). Quando você devolve o carro eles desbloqueiam aquele valor. Sugerimos pesquisar preços e alugar o carro com antecedência.

Quantos dias ficar em El Calafate

Recomendamos no mínimo 3 dias na cidade, assim sendo podem fazer os passeios imperdíveis. Porém existem opções de passeios para 4 ou até 5 dias caso queiram ir além do básico. O seu ritmo de viagem e sua disponibilidade de tempo e dinheiro também contam nesta decisão. Nós, por exemplo, gostamos de fazer tudo com calma e ter períodos livres para não sobrecarregar as crianças.

Se quiser incluir uma extensão a Torres del Paine, no Chile, ou a El Chaltén pode incluir mais dias na conta. Torres del Paine tem programação para vários dias, mas se tiver tempo contado coloque umas 2 noites. É possível fazer um bate e volta a El Chaltén, mas será melhor aproveitado se puder ficar 2 noites.

Nós fomos em janeiro e dormimos 5 noites na cidade. Na primeira noite só dormimos e seguimos para Torres del Paine no dia seguinte logo cedo. Ficamos 3 noites em Torres del Paine (darei nossas dicas em outro post) e voltamos a El Calafate. Tivemos, portanto, 3 dias inteiros em El Calafate com as crianças. Poderíamos ter ficado mais um dia pois ainda tinham atrações na lista.

Onde se hospedar com crianças em El Calafate

El Calafate tem uma boa estrutura hoteleira, de hotéis luxuosos a simples albergues. Existem opções na área central da cidade ou mais afastadas, algumas com belas vistas.

A melhor localização para se hospedar é no centro pois você poderá explorar a cidade a pé. A Avenida Del Libertador é a principal via da cidade e tem muitas hotéis ao redor dela. A área mais central vai da Rua Perito Moreno a Rua 7 de Diciembre. Nesta região estão os restaurantes, bares, agências de turismo, mercados, lojas, etc

Ao se afastar do centro conseguirá acomodações com bom custo benefício, porém você precisa estar com carro alugado ou vai precisar de táxi para ir e voltar do centro.

Caso esteja com carro alugado e queira hotéis com mais conforto pode escolher hotéis mais afastados ainda, com vista para o lago Argentino.

El Calafate não é uma cidade plana, então se estiver com crianças pequenas ou tiver problemas de locomoção verifique a localização do hotel escolhido.

Recomendamos reservar a hospedagem com antecedência, principalmente na alta temporada, que vai de dezembro a fevereiro.

Hospedagens na área central de El Calafate

Hotel Posada Los Alamos

O Hotel Posada Los Álamos (4 estrelas) é um dos hotéis mais tradicionais de El Calafate. Está situado no centro de El Calafate, próximo ao Lago Argentino. Serve um farto café da manhã. A área de lazer do hotel fica separada do prédio principal, cruzando a rua, e conta com spa, piscina coberta, academia e até um pequeno campo de golfe.

Hotel Los Alamos

Hotel ACA El Calafate

Sua localização é privilegiada, a apenas uma quadra da Avenida del Libertador. Tem um excelente custo/benefício e está sempre cheio, precisa reservar com bastante antecedência. O Hotel ACA El Calafate tem uma linda estrutura e bons quartos. Oferece café da manhã.

Hotel MadreTierra Patagonia

O Hotel MadreTierra Patagônia é uma pequena pousada-boutique, confortável e bem localizada. A duas quadras da rua principal, tem clima aconchegante e equipe prestativa. São apenas 6 quartos na pousada e não tem quartos para família, porém é uma boa pedida se não se importar em dividir a família em 2 quartos.

Cabañas Don Pepe

Este é um hotel com baixo custo e excelente localização. As cabanas possuem cozinha, motivo pelo qual escolhemos ele. Porém são chalés antigos, escuros e um pouco mal preservados. O café da manhã é entregue na noite anterior em uma bandeja e tem poucas opções: biscoitos, torradas, geleias, chá, café solúvel. Tem uma pequena área externa com mesas e plantas que as crianças aproveitaram. Para nós foi ok, mas existem melhores opções na cidade.

Cabanas Don Pepe

Hotel Kosten Aike

O Hotel Kosten Aike fica situado em um edifício estilo alpino, com boa localização. Tem quartos espaçosos, um spa e academia. O centro da cidade fica a 200 metros. 

Esplendor by Wyndham El Calafate

O Esplendor by Wyndham El Calafate fica perto da Avenida Libertador, mas precisa subir uma pequena ladeira. É um hotel boutique 4 estrelas com quartos amplos. As áreas comuns são modernas com bela decoração. Possui m spa, piscina aquecida e sauna.

Hospedagens mais afastadas do centro de El Calafate

Mirador del Lago

Localizado em um lindo edifício em frente ao Lago Argentino, o Hotel Mirador del Lago oferece acomodações com decoração elegante e café da manhã. Possui lounge com lareira e vista do lago. Vale a pena escolher um quarto com vista. O estacionamento é gratuito.

Hospedagens nos arredores de El Calafate

Solares del Sur

Para quem está de carro é uma boa opção para hospedagem com crianças. O Solares del Sul fica 2,6km do centrinho de El Calafate e possui cabanas com quartos e cozinha completa.

Xelena Hotel & Suites

Único hotel 5 estrelas de El Calafate. O Xelena Hotel tem vista para o Lago Argentino e montanhas nevadas ao fundo. Oferece piscina com parte coberta, estacionamento gratuito para hóspedes, spa e restaurante especialista em pratos finos. Fica a 2 km de distância do centro.

Hotel Xelena

Se preferir pode pesquisar outra opções para hospedagem com crianças em El Calafate neste link do Booking.

Onde comer em El Calafate

A Argentina é um destino bem procurado pela sua gastronomia, de tal forma que em Ushuaia não poderia ser diferente. Os pratos típicos do fim do mundo são de dar água na boca.

Gastronomia em El Calafate

Cordeiro Patagônico – O cordeiro patagônico é conhecido pela sua singularidade e modo tradicional de preparo. É feito no chão sobre brasa quente e temperado com sal grosso, manteiga e limão. A carne é mais firme, com menos gordura, e de sabor mais suave do que os cordeiros de outras regiões.

Empanadas – Famosas em toda a Argentina, as empanadas foram trazidas pelos colonizadores espanhóis. Sua principal característica é ser bem recheada, podem ser preparadas assadas ou fritas.

Doce de Calafate – O doce de Calafate é usado para fazer geleias, doces e até mesmo sorvetes. Não deixe de experimentar a fruta e seus derivados, seu formato lembra uma jabuticaba, mas seu gosto é totalmente diferente e único. Esta fruta que deu nome à cidade de El Calafate.

Bares e restaurantes em El Calafate

Segue primeiro a lista dos restaurantes que experimentamos em El Calafate com as crianças

O La Tablita (Coronel Rosales, 28, tel. 2902-49-1065) foi inaugurado em 1968 e é um dos restaurantes mais famosos de El Calafate. Sua especialidade é o cordeiro patagônico a la parrilla. Recomendável reservar com antecedência. Fica um pouco mais afastado do centrinho, mas fomos caminhando com as crianças. Não é barato, mas os pratos são bem servidos e podem ser divididos. Nós tivemos uma experiência incrível, cordeiro maravilhoso.

Mako Fuegos y Vinos (Av. del Libertador General San Martín, 1611, tel. 2902-49-3414): é um restaurante sofisticado sob o comando do proprietário e chefe de cozinha Matías Villalba. Fica bem no centrinho. O ambiente é muito acolhedor e bonito e a comida estava muito boa. Indicado fazer reserva.

Restaurante Mako

Pura Vida Resto Bar (Av. del Libertador General San Martín, 1876, tel. 2902-49-3356): serve refeições caseiras em porções fartas. O destaque do cardápio, que é variado e inclui pratos vegetarianos, é a empanada. O espaço é bem agradável e aconchegante. Possui paredes coloridas, almofadas, luminárias pendentes e muitos quadros. Fomos jantar e saímos revigorados.

Don Pichon (Rua Puerto Deseado, 242, tel. 2902-49-2577): restaurante especializado em carnes assadas, com destaque para o famoso cordeiro patagônico. Também serve massas caseiras e peixes. Fica na parte alta de El Calafate, com uma bela vista do Lago Argentino. Disponibiliza transporte gratuito de ida até o local e volta para o hotel.