O CCBB São Paulo (Centro Cultural Banco do Brasil) fica no coração histórico da cidade. Para chegar até ele só caminhando pelo calçadão, o que já é um passeio à parte.
Seu prédio foi construído em 1901 e comprado pelo Banco do Brasil em 1923 para se tornar o primeiro prédio próprio do banco na capital. Após uma grande reforma e restauração o prédio passou a abrigar o CCBB SP em 2001 (fotos acima tiradas do site do CCBB SP). O CCBB SP é hoje a quinta instituição cultural mais visitada no Brasil.
Dentro do CCBB SP há teatro, cinema, auditório, loja e uma agradável cafeteria. Além disto há uma área para exposições de artes visuais. É possível agendar uma visita monitorada no prédio para conhecer detalhes de sua construção.
Desta vez fomos visitar a exposição que está em cartaz até 04/04/16: “Mondrian e o Movimento de Stijl”. A entrada é gratuita mas agendamos o horário da visita através do site do Ingresso Rápido. A exposição está espalhada por todos os andares do prédio. Para melhor compreensão cronológica é recomendável iniciar pelo subsolo e depois ir descendo do 4º ao 1º andar.
Segue descrição da exposição conforme site do CCBB SP: “Panorama que apresenta pinturas, desenhos de arquitetura, maquetes, mobiliário, documentários, publicações de época e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa, conhecido como De Stijl (O Estilo), iniciado como revista em 1917 e que teve como ícone o pintor Piet Mondrian. Esses artistas elaboravam um tipo de “arte total”, usando cores primárias para criar obras sem restrições, claras e limpas, como eles imaginavam o futuro. A exposição mostra também o percurso de Mondrian da figuração à abstração. Curadoria: Pieter Tjabbes, Benno Tempel e Hans Janssen.”
O que gostei da exposição é que é possível ver e compreender a transição de sua obra de quadros figurativos para a arte abstrata. E ela explica o contexto do que estava acontecendo ao redor de Mondrian conforme ele foi mudando.
Na entrada do prédio há alguns espaços para interação do público. São divertidos e ficam isolados da exposição para não comprometê-la.
No dia em que estivemos lá haviam duas excursões de escolas. Achei muito legal ver as crianças dentro do museu aprendendo deste cedo a apreciar a arte.
Você pode complementar sua visita usando o audioguia, disponível por meio do aplicativo “CCBB” para celulares (Apple Store e Google Play).
CCBB São Paulo
Onde: Rua Álvares Penteado, 112, esquina com a Rua da Quitanda – Centro – São Paulo – SP – CEP: 01012-000 – (11) 3113-3651
Quando: aberto de quarta a segunda, das 9h às 21h (inclusive feriados)
Quanto: gratuito
Como chegar:
Metrô: estações Sé, São Bento ou República.
Carro: CCBB SP tem convênio com estacionamento Estapar na rua Santo Amaro, 272 (R$ 15,00 pelo período de cinco horas validando ticket no CCBB SP).
Existe van gratuita disponível de quarta a segunda, das 10h às 22h15. O embarque e desembarque acontecem na rua Santo Amaro, 272 (estacionamento Estapar) e rua da Quitanda, próximo ao CCBB SP. No trajeto entre o CCBB SP e o estacionamento, a van poderá fazer uma parada no metrô República.
Infraestrutura: atendimento a portadores de deficiências (mentais, físicas, auditivas e visuais), em grupo ou individualmente, mediante agendamento prévio, de segunda a sexta, das 12h às 18h | Telefone: (11) 3113-3649, para as atividades do Programa Educativo.
Deixar um comentário