Ushuaia foi nosso primeiro destino na Volta ao Mundo com as crianças. Ushuaia fica na Argentina, se denomina a cidade mais austral (ao sul) do mundo, portanto a cidade do Fim do Mundo. Em plena Terra do Fogo, na região patagônica argentina, tem uma beleza muito particular. Fica espremida entre os Andes e o Canal de Beagle. De fato ela precisa estar no seu roteiro em família na Patagônia, tem muitas atrações e atividades. Veja todas as dicas de o que fazer em Ushuaia com crianças.
Índice
Onde fica Ushuaia
Ushuaia fica no extremo sul da Argentina, é a capital da província da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul. Fica a 3.000 km de Buenos Aires e 2.200 km de Bariloche.
A cidade é cercada pela cordilheira Martial e pelo Estreito de Beagle. Ela está a menos de 1.000 quilômetros da Antártida, assim sendo serve como base para todos os cruzeiros e passeios que saem para lá.
Ushuaia tem quase 70 mil habitantes e sempre se autodenominou a cidade mais austral do mundo. Nos últimos tempos, a chilena Puerto Williams, um assentamento 100 quilômetros mais ao sul que Ushuaia, de maneira idêntica vem reivindicando o título de cidade mais austral.
A cidade sempre foi um ponto estratégico. Nesse sentido, no começo do século XX foi construído um presídio para povoar a região. Os argentinos não queriam correr o risco de perder o território para outros países.
Como chegar a Ushuaia
É possível chegar a Ushuaia por via terrestre ou aérea. As distâncias são longas, então uma viagem de carro requer planejamento e bastante tempo disponível. Normalmente quem vai de carro aproveita para visitar diversos destinos no caminho.
Se você tem um tempo restrito e quer aproveitar as férias com as crianças em Ushuaia então precisa ir de avião.
Como chegar a Ushuaia de avião
O Aeroporto Internacional Ushuaia – Malvinas Argentinas serve a cidade de Ushuaia. Ele se localiza a 4 km do centro da cidade.
Não existe voo direto do Brasil para Ushuaia. Se estiver indo somente para lá o melhor é fazer escala em Buenos Aires. Porém, caso deseje visitar outro destino na Argentina, antes de seguir para Ushuaia, pode pegar voo de El Calafate ou Bariloche.
Quando ir com crianças a Ushuaia
Graças a sua localização geográfica o clima em Ushuaia é diferente do que estamos acostumados. As estações não são tão definidas e ela pode ser visitada o ano todo, vai depender do que você busca fazer.
Antes de tudo saiba que o clima é muito instável e pode mudar a qualquer momento. A temperatura média anual é de seis graus. No verão a média fica em torno dos 10 graus e no inverno 2 graus. Além da temperatura precisa considerar os ventos frequentes, mais fortes no verão, que deixam a sensação térmica bem mais baixa.
Ushuaia no Verão
O verão é período de alta temporada em Ushuaia e, por isto, a cidade fica mais cheia, com os passeios mais concorridos. Os cruzeiros para a Antártida só saem no verão. Os preços ficam mais altos também.
No verão o frio não é tão intenso. A temperatura média é dez graus, com máximas de até 14 graus. Os dias têm cerca de 17 horas de sol, além disto é a melhor época para observar os pinguins. O verão é a melhor época para aproveitar as atividades ao ar livre.
Nós fomos a Ushuaia com as crianças em janeiro e gostamos muito do clima. Pegamos dias ensolarados, bem como dias frios. Como previsto, a temperatura oscilou bastante de um dia para o outro. Apesar da cidade estar cheia, não achamos desagradável e pudemos aproveitar todos os passeios. Só tivemos dificuldades para conseguir vaga nos restaurantes sem reserva prévia.
Ushuaia no Inverno
A temporada de inverno em Ushuaia começa em junho. No final do mês os passeios de inverno já ficam disponíveis e a neve começa a ser frequente na cidade. Neste mês ocorre a “Fiesta Nacional de la Noche más Larga“, com música, cultura e comidas típicas da região.
No inverno as estações de esqui e snowboard começam a funcionar e as temperaturas podem ficar negativas. A temperatura média é 2 graus. Os dias ficam curtos, com cerca de 8 horas de sol.
É a época ideal para quem quer conhecer a neve, assim como fazer passeios nela, como trenó com os cães, caminhada com as raquetes e motos de neve.
Alguns passeios não funcionam no inverno, como alguns trekkings, caiaque e caminhada com pinguins. Além disto nesta época do ano os pinguins já estão de volta na Antártida.
Ushuaia no Outono e Primavera
O começo do outono, março, não costuma ser tão cheio como nos meses de janeiro/fevereiro e nem tão frio como no inverno. Os termômetros ficam em torno dos 6° C. Em abril começa a baixa temporada em Ushuaia. A temperatura começa a cair um pouco e o vento não é tão intenso como no verão. As caminhadas e passeios ao ar livre ainda estão disponíveis. Em maio já esfria bem e os termômetros começam a alcançar a temperatura de 0º C.
No final de setembro começa a primavera. Como resultado a neve vai dando adeus e os animais começam a aparecer mais pela região. Neste mês dá ver um pouco de neve e conhecer a cidade com as atividades de verão, que já começam a ter passeios. Em outubro o clima volta a ficar ameno e os pinguins aparecem em grande quantidade na ilha Martillo. As atividades de verão já estão todas disponíveis. Em novembro já volta o verão, com a cidade ainda não tão cheia e com melhores preços do que janeiro/fevereiro.
Transporte em Ushuaia
Para ir do aeroporto para a cidade você pode deixar um traslado já contratado, pegar um taxi na hora ou alugar um carro.
Se você estiver hospedado no centrinho de Ushuaia conseguirá ir caminhando a restaurantes, lojas e agências de receptivo. Agora, se chover ou estiver cansado para subir as ladeiras da cidade pode pegar um táxi ou Remis (que é parecido com Uber e um pouco mais barato que taxi).
As agências de passeios já incluem os transfers de ida e volta aos hotéis.
Nós não alugamos carro pois estávamos hospedados no centrinho e deixamos todos os passeios agendados com agências. Só vale a pena alugar carro se o seu hotel for afastado do centro ou se você quiser visitar e explorar o Parque Nacional Tierra del Fuego e os lagos Escondido e Fagnano de maneira independente. Durante o inverno terá que colocar correntes nos pneus, para não derrapar por conta da neve. O custo aumenta e também o risco para quem não está acostumado a dirigir na neve.
Para alugar um carro em Ushuaia você precisa estar com a sua carteira de motorista do Brasil (CNH), passaporte válido ou RG e um cartão de crédito internacional. Na hora da locação do veículo eles bloqueiam um pequeno valor no cartão (como se fosse um cheque calção). Quando você devolve o carro eles desbloqueiam aquele valor.
Quantos dias ficar em Ushuaia
Para decidir quantos dias ficar em Ushuaia escolha antes se será seu único destino na viagem ou se irá compor o roteiro com El Calafate. Recomendamos no mínimo 4 dias, assim sendo podem fazer os passeios imperdíveis. Porém a cidade tem programação disponível para uns 6 dias.
Nós fomos em janeiro e passamos uma semana em Ushuaia com as crianças. Estávamos com elas então fizemos tudo com calma, deixando tempo livre para relaxar e curtir a cidade.
Onde se hospedar com crianças em Ushuaia
Ushuaia tem uma grande estrutura hoteleira, de hotéis luxuosos a simples albergues. Existem opções dentro da área central da cidade ou mais afastadas, ou seja, em áreas com mais tranquilidade e sossego.
Se você gosta de caminhar e explorar a cidade a pé deve se hospedar no centro. A Av. San Martín é a principal via da cidade e tem muitas hotéis ao redor dela. Ushuaia não é uma cidade plana, então se estiver com crianças pequenas ou tiver problemas de locomoção verifique a localização do hotel escolhido.
Hospedagens na área central de Ushuaia
Hotel Los Naranjos
O Hotel Los Naranjos está localizado na avenida principal do centro de Ushuaia. Oferece quartos confortáveis com vista panorâmica da Cordilheira dos Andes e do Canal de Beagle, a 50 m de distância. O buffet de café da manhã é servido diariamente. O Los Naranjos fica próximo a muitas lojas, restaurantes e bares. O porto está situado a 900 m da propriedade.
Hotel Alto Andino
Com localização excelente, o Hotel Alto Andino fica a 2 quarteirões da Av. San Martín. Preço bom, atendimento de qualidade e café da manhã bem variado. Tem uma linda vista linda da cidade e da baía.
Hotel Mil810
O MIL810 Ushuaia Hotel tem vista da cidade. Todos os quartos incluem TV de tela plana a cabo, mesa de trabalho, frigobar, aquecimento, cofre e banheiros privativos completos. Quartos conjugados também estão disponíveis. Oferece um café da manhã continental diário. Localizada a apenas 150 m da Avenida San Martin.
Cilene del Faro Suites & Spa
Bem localizado, o Cilene del Faro Suites & Spa é um apart-hotel 4 estrelas com suítes equipadas e espaçosas. Todos os apartamentos têm cozinha completa (com geladeira, fogão, microondas) e sala de estar separada do quarto. Servem café da manhã no restaurante do hotel. Os apartamentos tem vista magnífica da Cordilheira dos Andes ou do Canal de Beagle.
Você pode usufruir do acesso ao spa exclusivo, que inclui uma piscina climatizada, sala de relaxamento, sauna e ducha escocesa (alterna jatos de água fria e quente).
Hospedagens a uma curta caminhada do centro de Ushuaia
Hotel Cabanas Aves del Sur
Situado a 500 metros da Rua San Martin, em Ushuaia, o Hotel Cabanas Aves del Sur oferece bangalôs com decoração aconchegante. São equipados com cozinha e banheiro privativo. Os bangalôs dispõem de aquecimento, toalhas e lençóis. O casal de anfitriões recebe muitos elogios. Perfeito para quem gosta de uma caminhada.
Aires del Beagle Apartment
Situado em casas de campo charmosas em estilo alpino o Aires del Beagle Apartment oferece apartamentos completos com uma pequena cozinha (que inclui microondas, fogão e frigobar). Fica a 400 metros da área comercial de Ushuaia.
Nós nos hospedamos no Aires del Beagle. Gostamos muito da pequena cozinha para não precisar almoçar e jantar em restaurantes todos os dias. Em contrapartida a localização dele não é boa, fica bem na parte alta da cidade. Para voltar do centrinho até ele tínhamos que fazer um baita esforço e levar as meninas no carrinho e no colo. Existem opções de apart-hotéis em Ushuaia mais bem localizados para ficar com crianças.
Del Bosque Apart Hotel
Localizado a uma curta caminhada do centro da cidade e da área comercial (400 m), o Del Bosque Apart Hotel oferece apartamentos amplos e elegantes. Todos os apartamentos do Del Bosque Apart Hotel possuem micro-ondas, chaleira elétrica, TV, telefone e frigobar. O serviço de quarto está disponível.
Hospedagens nos arredores de Ushuaia
Los Yamanas
Uma boa escolha de hospedagem nos arredores de Ushuaia é o Los Yamanas. O três estrelas tem quartos amplos, com opção com e sem cozinha, de frente para o Beagle Canal. Tem também apartamentos que comportam 4 ou 6 pessoas.
Possui um centro de bem-estar com piscina aquecida, saunas seca e a vapor, banheira de hidromassagem e academia.
O hotel oferece café-da-manhã incluso e tem um restaurante que serve pratos da culinária internacional. É uma boa opção para famílias e fica a 15 minutos de carro do centro da cidade.
Aldea Nevada Cabañas
Cercado por uma floresta exuberante, o Aldea Nevada oferece bangalôs completos com aquecimento e churrasqueira. Fica a apenas 2,5 km de Ushuaia. A propriedade tem um deck com vista do Canal de Beagle. As acomodações contam com piso de madeira e uma cozinha equipada com micro-ondas, frigobar e área para refeições. Alguns bangalôs têm churrasqueira e varanda privativa.
Oferece um café da manhã continental cortesia. Os ingredientes são deixados prontos na cozinha para você para preparar seu próprio café da manhã.
Hospedagens de alto padrão no entorno de Ushuaia
Arakur Ushuaia Resort & Spa
Com uma impressionante vista panorâmica e 2 piscinas o Arakur Ushuaia Resort & Spa oferece quartos espaçosos com decoração luxuosa e confortável. A propriedade está localizada na Reserva Natural Cerro Alarkén. Oferece traslado para os hóspedes tanto para o centro como para o Cerro Castor.
Los Cauquenes Resort Spa & Experience
O Los Cauquenes Resort é uma excelente escolha de hospedagem para casais e famílias. Com uma linda vista panorâmica do Canal de Beagle e das montanhas, o hotel oferece quartos de luxo. Tem área privativa na praia e serviço personalizado em Ushuaia. O hotel oferece SPA e amplas acomodações, além da piscina externa e interna e hidromassagens. Um micro-ônibus gratuito circula em horários específicos do dia entre o Los Cauquenes e o centro de Ushuaia, situado a cerca de 15 minutos da propriedade.
Las Hayas Ushuaia Resort
O Las Hayas Ushuaia Resort oferece acomodações confortáveis. Apresenta um spa e uma piscina coberta. Todos os quartos do Las Hayas Ushuaia Resort têm grandes janelas, ou seja, vista do mar e da montanha. Alguns possuem banheira de hidromassagem. A propriedade dispõe também de academia e quadra de squash.
Se preferir pode pesquisar outra opções para hospedagem com crianças em Ushuaia neste link do Booking.
Onde comer em Ushuaia
A Argentina é um destino bem procurado pela sua gastronomia, de tal forma que em Ushuaia não poderia ser diferente. Os pratos típicos do fim do mundo são de dar água na boca.
Gastronomia em Ushuaia
Cordeiro Patagônico – O cordeiro patagônico é conhecido pela sua singularidade e modo tradicional de preparo. É feito no chão sobre brasa quente e temperado com sal grosso, manteiga e limão.
Centolla – Conhecidas também como King Crab, as centelhas são caranguejos enormes encontrados nos mares mais próximos aos polos no mundo. Ele é considerado um dos pratos mais valorizados na gastronomia mundial.
Empanadas – Famosas em toda a Argentina, as empanadas foram trazidas pelos colonizadores espanhóis. Sua principal característica é ser bem recheada, podem ser preparadas assadas ou fritas.
Doce de Calafate – O doce de Calafate é usado para fazer geleias, doces e até mesmo sorvetes. Quando vier ao Fim do Mundo experimente a fruta e seus derivados, seu formato lembra uma jabuticaba, mas seu gosto é totalmente diferente e único.
Cervejas artesanais – as cervejas locais são a Beagle e a Cape Horn.
Bares e restaurantes em Ushuaia
Segue primeiro a lista dos restaurantes que experimentamos em Ushuaia com as crianças
El Viejo Marino (Maipú, 227, tel. 2901/41-8000): restaurante familiar super concorrido, sempre com filas na porta. Eles pescam as próprias centollas e as preparam de diferentes formas. O ambiente é simples, mas a comida estava maravilhosa.
Kuar: tem duas unidades, uma no centro (Av. San Martín 471) e outra mais afastada (Rua Perito Moreno 2232) com um linda vista do Canal de Beagle. Nós fomos na unidade afastada e comemos muito bem. O Kuar serve massas, frutos do mar e carnes. É um restaurante mais “gourmet”, portanto os preços podem ser mais elevados.
Villagio (Av. San Martín 326): tem um ambiente agradável e um menu variado e de qualidade. Comemos a centolla ao natural e, definitivamente, estava divina.
María Lola Restó (Gdor. Deloqui, 1048, tel. 2901/42-1185): especializados em frutos do mar tem um cardápio criativo. As mesas junto às janelas têm uma linda vista para a cidade.
Reinamora: restaurante super sofisticado dentro do Hotel Los Cauquenes. Serve uma grande variedade de pratos gourmets e regionais. Requer reserva.
Isabel Cocina Al Disco (Gobernador Pedro Godoy, 15): serve refeições caseiras preparadas em discos de arado, instrumentos inicialmente criados para arar o solo que se tornaram utensílios culinários. Tem um cardápio variado que inclui massas, carnes, frutos do mar, sopa, pratos vegetarianos, petiscos e acompanhamentos. A pequena brinquedoteca nos rendeu um almoço tranquilo.
Outros restaurantes e bares em Ushuaia
Bodegón Fueguino (San Martín, 859, 2901/43-1972): super bem indicado, mas chegamos tarde e estava fechado para almoço. Serve o cordeiro patagônico e massas.
Il Gatto (Av. Maipú 1210): tratoria que tem desde opções simples até pratos sofisticados. Boa pedida para pizzas e massas.
La Cabana Casa de Té (Luis F Martial 3560, a 7km do centro de Ushuaia): Casa super fofa com linda decoração. O cardápio tem sopas, sanduíches, doces e fondue.
Ovejitas (Av. San Martín 267): casa de chá perfeita para um chocolate quente no meio da tarde.
Klobber (Av. San Martín 1485): uma microcervejaria e pizzaria com música ao vivo.
Bar D Pizzas (Av. San Martín 753): considerada a melhor pizza de Ushuaia.
Freddo (Av. San Martín 209): tradicional sorveteria argentina.
The Birra (Pres. Julio Argentino Roca 61): lanchonete e barzinho famoso pelo seu super lanche de bacon.
Dublin (9 de Julio, 168): Irish Pub
Hard Rock Café (San Martín 594, tel. 2901/43-0511): mesmo estilo de todos os Hard Rock Cafés pelo mundo.
Se for para Ushuaia no verão, não deixe de reservar os restaurantes para o almoço e jantar. Eles lotam e muitos não aceitam clientes sem reserva.
O que fazer em Ushuaia (com e sem crianças)
Ushuaia tem muitos passeios (podem checar diversas opções neste link). Se tiver tempo disponível você pode programar cada tour para um dia diferente. Nós não gostamos de imprimir um ritmo muito frenético em nossas viagens com as crianças, então fizemos desta forma, deixando sempre um período do dia livre. Se estiver com o tempo reduzido pode marcar dois tours de meio período por dia.
Tour pelo Parque Nacional Tierra del Fuego com Trem do Fim do Mundo
O Parque Nacional Tierra del Fuego tem bosques e lindas paisagens às margens do Canal de Beagle. Fica a 12km da cidade de Ushuaia.
Dentro do Parque Nacional Terra del Fuego, em Ushuaia, fica o Correio do Fim do Mundo. Há mais de 20 anos ele foi inaugurado por Carlos Delorenzo dentro do Canal de Beagle e ali paravam navegantes para dar sinal de vida e mandar correspondências. Com o avanço de rádios e celulares ele perdeu utilidade, portanto mudou para dentro do Parque e atende turistas que compram o selo e carimbo do fim do mundo. Já que viemos até aqui saímos com os passaportes devidamente carimbados.
Há muitas maneiras de se visitar o parque. Você pode alugar um carro ou ir de táxi/remis para fazer por conta própria ou contratar uma excursão. Com as crianças achamos a excursão prática. O passeio é feito em ônibus, com paradas para caminhadas curtas, geralmente ao mirante e à baía Lapataia, pelo lago Roca e pela enseada Zaratiegue, onde está o Correio. Contudo existem também opções de excursões com trechos maiores de caminhada.
Nós combinamos a excursão com um trecho no Trem do Fim do Mundo, também chamado de Trem dos Presos. O percurso dura uma hora e é feito na réplica do trem que transportava os presidiários para trabalhar e abastecer lenha à população de Ushuaia há 100 anos. O passeio é caro, mas valeu cada centavo pelo tanto que as crianças aproveitaram.
Navegação pelo Canal de Beagle e caminhada com pinguins
A Navegação pelo Canal de Beagle pode ser feita em catamarã, iate ou veleiro. Todos saem do porto turístico de Ushuaia. O Canal de Beagle é um estreito separando as ilhas do arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul. Os cruzeiros para Antárctica partem dele, que liga o oceano Atlântico ao oceano Pacífico. Uma parte forma a fronteira entre o Chile e a Argentina.
As navegações fazem algumas paradas para observação de lobos e leões marinhos, assim como de cormorões, patos e albatrozes. Da mesma forma visita o Farol Les Eclaireurs, apelidado de “Farol do Fim do Mundo”, um dos principais cartões postais da “Terra do Fogo”.
Avistamos até uma baleia em nosso passeio.
Caminhada com pinguins na Isla Martillo e Estância Harberton
Existem diferentes agências que fazem este passeio e ele pode ou não ser combinado com a visita à Isla Martillo, a pinguinera. Esta ilha é procurada pelos pinguins de Magalhães e pinguins-rei em sua fase de reprodução entre outubro e meados de abril – período mais quente do ano.
O passeio inclui uma parada na Estância Harberton. Ela funciona desde 1887 e, como resultado, é a mais antiga fazenda nesta parte do mundo. Foi criada pelo missionário inglês Thomas Bridges. De lá partem os botes em direção à Ilha Martillo, onde se desembarca depois de 15 minutos de navegação.
O local é protegido por biólogos e tem várias regras para visitação. Assim sendo só podemos caminhar em uma pequena área demarcada pelo período de uma hora. Não pode levar nenhum tipo de alimento, nem tocar nos pinguins ou qualquer outra coisa da ilha.
As meninas enlouqueceram, eram tantos pinguins que não sabiam para onde olhar. No auge da migração, entre janeiro e março, a ilha recebe até 20 mil pinguins.
O passeio inclui também uma voltinha pelo museu Acatushún de Aves e Mamíferos Marinhos. Ele tem uma coleção de esqueletos reunidos ao longo da costa de Fuegian, na Terra do Fogo.
Este tour para caminhada com pinguins deve ser reservado com antecedência e é imperdível. Com toda a certeza foi o ponto alto de nossa viagem à Ushuaia. Lembrando que funciona somente entre outubro e meados de abril, em seguida, no inverno, os pinguins retornam para Antártida.
Expedição 4×4 pelos Lagos Fagnano e Escondido
A expedição Off Road em Ushuaia nos levou por belíssimas paisagens da região dos lagos. O passeio durou 5h30 e passou por pontos com uma ampla e linda visão da Cordilheira dos Andes.
Incluiu uma trilha Off Road com duração de 40 minutos e, de fato, muita emoção. As meninas foram à loucura quando o carro andou sobre as águas. Passamos por lindos bosques em busca de castores e, por fim, chegamos ao gigante Lago Fagnano. Eles serviram uma picada Argentina e um almoço no meio do bosque. Depois tivemos uma tempo livre para explorar a região.
Foi um passeio em família super gostoso, recomendo.
Centro de Ushuaia
Reserve tempo para curtir a cidade de Ushuaia, com ou sem as crianças. Antes de tudo faça um passeio pela Avenida San Martín. Ela tem muitos restaurantes e lojinhas agradáveis.
A Plaza Islas Malvinas é bonita e tem espaço para as crianças correrem, portanto uma ótima opção para gastarem energia.
Além disto, a placa do Fim do Mundo não pode faltar no seu roteiro.
Outro passeio interessante é o Museu Marítimo (Gobernador Paz y Yaganes Ex Presidio, V9410). O Museu Marítimo é um complexo que funciona na Antiga Prisão de Ushuaia, como resultado são vários museus em um só lugar: Museu marítimo, Museu Antártico, Museu da Prisão e o Museu de Arte Marítimo. O museu mostra bastante da impressionante história marítima da Terra do Fogo e de seus famosos exploradores. Também ilustra como era a vida dos prisioneiros.
Ushuaia tem também o Museu do Fim do Mundo (Av. Maipú 173). Ele é bem pequeno e traz um pouco da história da cidade, focando na história natural e indígena. Inclui uma coleção de animais locais empalhados (principalmente aves) e as ferramentas usadas para caçá-los. Faz sucesso com crianças, mas só vale a visita se tiver tempo de sobra em Ushuaia.
Para quem gosta de compras a cidade ainda tem um free shop (Ushuaia é zona franca) e um cassino (antes de ir é importante checar se voltou a funcionar, pois estava fechado durante a pandemia).
Trekkings em Ushuaia
Ushuaia tem diversas opções de trekking. A caminhada à Lagoa Esmeralda tem uma extensão de 9,4 km (ida e volta). Esta atividade exige bom estado físico e, dessa forma, é indicada para adultos ou crianças acima de 10 anos. Este trekking sai o ano todo.
Outra opção, somente no verão, seria o Trekking até a Laguna de Los Tempanos e o Glaciar Vinciguerra em Ushuaia. O passeio percorre 13km (ida e volta) e, como resultado, dura 9 horas. A idade mínima para este trekking é 15 anos.
Voos de helicóptero e de avião em Ushuaia
Você pode escolher entre voos de helicóptero com o fim de apenas contemplar a paisagem do alto ou a opção com paradas. Dá para escolher entre diferentes opções de roteiros e de duração do voo. A opção mais em conta demora 7 minutos e sobrevoa o centro da cidade e a região, apreciando o Canal Beagle, o Monte Susana, a bela vista da cidade de Ushuaia, o Glaciar Martial, o Monte Cinco irmãos e o icônico Monte Olívia – maravilhas da Cordilheira dos Andes.
Já os voos de avião privativo são mais longos, demoram 30 minutos e sobrevoam todo o Canal de Beagle. Seguem em diversas direções e vão até a fronteira oeste entre Argentina e Chile, onde é possível avistar o glaciar localizado na “Bahía Yendegaia”.
Passeios na Neve (Inverno) em Ushuaia
Quando chega o inverno novas opções de passeios surgem em Ushuaia. Estes passeios nós não pudemos fazer, pois fomos no verão.
Tem passeio em moto de neve e passeio em trenó puxados por huskis. Este passeio do trenó fizemos com as crianças na Finlândia e elas amaram. Os cães são muito doces e, de fato, super adaptados ao clima da região.
Esqui e snowboard no Cerro Castor
Ushuaia é o lar do Cerro Castor, o centro de esqui mais austral do planeta. Sua localização possui características que o tornam único e diferente. assim sendo, ao esquiar no Cerro Castor você encontrará uma neve de ótima qualidade, devido à orientação da montanha (encosta sul) e sua localização extrema (54 ° paralelo semelhante a Moscou no hemisfério norte).
Cerro Castor está localizado a 26 km. da cidade de Ushuaia, Argentina; na Rodovia nº 3, Km. 26. É de fácil acesso, pois a estrada está totalmente asfaltada.
No Cerro Castor você pode praticar esqui, bem como snowboard, inclusive em modalidade fora da pista. O complexo tem escola para adultos e crianças.
Tem somente um complexo de cabanas perto do Cerro Castor, com preços bem salgados. Portanto, se não for ficar esquiando 100% do tempo, vale mais a pena ficar hospedado em um hotel e pegar transfer no início e fim do dia.
Você pode alugar equipamentos de esqui no próprio Cerro Castor ou na cidade, normalmente com preços inferiores.
Cruzeiros para Antártida
A Antártida, considerada o paraíso ecológico da terra, é o continente mais frio, isolado e seco no planeta. Dessa forma, este imenso continente selvagem é um paraíso quase intocado de vida silvestre, com incomparáveis montanhas, neve e gelo
É possível visitar a Antártida aproveitando os longos dias do verão austral (de Novembro ao final de Fevereiro). Nos cruzeiros é possível avistar enormes colônias de pinguins, observar baleias, ver centenas de focas descansando sobre o gelo bem como maravilhar-se com as espetaculares formas, tamanhos e cores dos “icebergs”. Alguns cruzeiros que saem de Ushuaia aceitam crianças. Os cruzeiros precisam ser agendados com antecedência.
Gostou das dicas? Então vamos planejar sua viagem para Ushuaia com as crianças? A Travelness é especialista em viagens com crianças, conte com nossa consultoria para montar o roteiro ideal para sua família.
OII, elas tinham quantos anos na época em que vocês foram??
Tenho um de 3 e uma de 5, acha que vao aproveitar?
Thais, as meninas tinham 4 e 5 anos quando iniciamos a viagem. Conseguiram aproveitar muito, mas a viagem foi toda feita em um ritmo mais lento, com tempos livres para descanso.
Muito legal a viagem de vocês! com qual operadora vocês fizeram a expedição off road?
Juliana, existem várias operadores que fazem, veja neste link: Off Road. Fizemos este passeio 2x, com 2 operadoras diferentes e gostamos de ambas.
Fomos agora em maio/23 e valeu MUITO a viagem!! Quem estiver na dúvida, vá! O lugar é fantástico!!
Foram com crianças? Pq estou muito na dúvida sobre as opções para os pequenos. Será que irão aproveitar pra valer mesmo.
Sim, na época que fomos as crianças estavam com 4 e 5 anos e aproveitaram muito
Em meio vc já pegou neve ? Esquiiou ?
Se sim, a escola é boa?
Josiane, ainda não tinha neve. Eles tem uma boa escola no Cerro Castor.
Em meio vc já pegou neve ? Esquiiou ?
Se sim, a escola é boa?