O pão tem um papel super importante no dia a dia espanhol. Se pensou no pãozinho francês ou no pão de forma, esqueça. Aqui o pão é sempre comprido, tipo baguete ou ciabatta. Normalmente ele é seco e não encontramos o hábito de comprar o pão fresquinho, saindo do forno, como no Brasil.

A maneira de comprar e carregar também é muito distinta do que estamos acostumados. Ao comprar o pão a pessoa recebe aquela grande peça enrolada em um pequeno pedaço de papel na parte central e quase metade dele, a parte das pontas, fica descoberta. Isto não é um problema para eles. Todos compram, prendem onde for possível para carregar e saem felizes para o caminho de casa. Vimos pão na bolsa de pessoas dentro do metrô, pão embaixo do braço, pão amarrado na frente de bicicleta, pão amarrado na mochila. E o fenômeno se repete em grandes cidades, vilas e até no Caminho de Santiago, como podem ver na foto acima.

Todas as refeições são servidas com pão. No café da manhã eles comem tostadas, que é pão torrado com geléia ou manteiga. No almoço e no jantar colocam na mesa uma cestinha com pedaços de pão. O diferente é que nas refeições o pão vem sempre puro, nada de manteiga para acompanhar. Outro uso importante para o pão são os bocadillos, outro hábito espanhol. Bocadillos são sanduíches feitos de baguete com algum recheio dentro e são vendidos a qualquer hora, em todo lugar. Os sabores mais comuns são: queijo, jamón, lulas fritas, atum e omelete. Isto mesmo, vem o pão puro e seco com algum destes ingredientes dentro. São comidos pela manhã, tarde ou noite. Esqueça novamente a margarina, manteiga, maionese ou requeijão, eles não fazem parte da cultura local do bocadillo.


Nas principais refeições nós improvisamos e sempre pedimos azeite e sal para dar uma molhadinha no pão. Temos comido muitos bocadillos, de café da manhã e nos nossos lanches entre as caminhadas, neste caso sempre secos, não tem alternativa. No começo sofríamos mais, agora acostumamos.


Mas só de pensar em um pão francês quentinho com requeijão fico com muita água na boca!