El Calafate foi nosso segundo destino na Volta ao Mundo com as crianças. Visitamos primeiro Ushuaia e depois seguimos para El Calafate, destinos que podem ser combinados na mesma viagem. Fica na região patagônica argentina e alterna arbustos de tons amarelados com geleiras e lagos. A cidade serve como ponto de partida para visitar o principal símbolo natural da região, o glaciar Perito Moreno, declarado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade.
De fato ela precisa estar no seu roteiro em família na Patagônia, tem muitas atrações e atividades. Veja todas as dicas de o que fazer em El Calafate com crianças.
Índice
Onde fica El Calafate
El Calafate fica na província de Santa Cruz, na Argentina. Fica a 2.500 km de Buenos Aires e 1.400 km de Bariloche. Além de seus atrativos, ela serve também de base para explorar outros destinos na região, como Torres del Paine, no Chile, e El Chaltén, sucesso entre alpinistas.
El Calafate tem 25 mil habitantes e é conhecida como Terra dos Glaciares. Se transformou em um dos destinos mais populares da Patagônia. A cidade recebeu esse nome devido ao fruto de um arbusto da região. Os calafates estão por toda parte e são usados no preparo de doces, geleias, sorvetes e licores.
Conta com uma excelente estrutura turística, parece uma espécie de Campos de Jordão da Patagônia. Nos meses de verão, alta temporada, fica bem cheia e os preços sobem.
Como chegar a El Calafate
É possível chegar a El Calafate por via terrestre ou aérea. As distâncias são longas, então o mais comum é ir de avião.
Não existem voos diretos do Brasil até El Calafate. Se estiver indo do Brasil faça escala em Buenos Aires – ou Santiago, no Chile. O Aeroporto Internacional de El Calafate Comandante Armando Tola serve a região e fica a aproximadamente 21 quilômetros de distância da cidade.
Caso esteja visitando outros destinos na mesma viagem, pode pegar voo de Ushuaia ou Bariloche.
Quando ir com crianças a El Calafate
A melhor época para visitar El Calafate é fora do inverno. El Calafate não é um destino para esportes de neve. As geleiras são as principais atrações e no inverno os trekkings sobre o gelo costumam ser suspensos. Além disto no inverno os dias são curtos e a temperatura cai bastante, variando entre -3ºC e 8ºC, com muita neve em junho. Desta forma evite viajar para El Calafate entre junho e agosto.
Na primavera, entre setembro e novembro, as temperaturas vão ficando mais agradáveis e os dias mais longos, com mais horas de sol. Nesta época chove pouco. A partir de outubro é garantido que todos os passeios estão operando. Outubro e novembro são excelentes meses para ir a El Calafate, pois ainda não começou o pico da temporada.
Nos meses de verão, alta temporada, a cidade fica bem cheia e os preços sobem. As atividades ao ar livre são melhor aproveitadas e durante o dia você pode até conseguir tirar o casaco. As temperaturas ficam entre 10ºC e 20ºC, mas saiba que podem oscilar muito. No verão há muito vento, o que pode diminuir muito a sensação térmica, sempre leve roupas apropriadas para frio. Esta época é ótima para ver os desprendimentos de gelo no Glaciar Perito Moreno. O calor faz com que grandes pedaços caiam sobre o lago, com super estrondos. Dezembro e janeiro são os meses mais lotados.
Em 15 de fevereiro se comemora o batismo do Lago Argentino e todo ano acontece a Fiesta del Lago, uma série de eventos culturais que dura quase uma semana. A cidade fica completamente lotada, com shows para mais de 20 mil pessoas. Só vá nesta época se curte festivais de música e já deixe tudo agendado. Passando o festival a cidade já fica mais vazia.
Nós fomos a El Calafate com as crianças na última semana de janeiro e o clima estava ótimo. Pegamos dias ensolarados com boa sensação térmica. A cidade estava cheia, mas estávamos com o hotel e os passeios reservados. Pudemos aproveitar todos os dias e não achamos cheio demais. Para os restaurantes mais badalados tivemos que fazer reserva prévia.
O início do outono, março, é uma ótima época também. A cidade está mais vazia e ainda não esfriou muito. A temperatura fica em torno de 6° C. A partir de abril começa a baixa temporada, temperaturas caem e o vento diminui. Os passeios ainda estão operando. Em maio e junho já esfria bastante, com temperaturas de 0° C.
Transporte em El Calafate
Do aeroporto ao centro de El Calafate
O aeroporto de El Calafate fica a 21 km do centro. Você pode já deixar contratado um traslado que estará te esperando ou contratar uma van ou taxi no próprio aeroporto. Nós pegamos um taxi na nossa chegada.
Como circular na região
El Calafate tem uma área central onde ficam os restaurantes, bares, lojinhas, parquinhos, museus. Se você estiver hospedado no centrinho conseguirá fazer tudo caminhando, sem a necessidade de carro ou taxi.
As principais atrações de El Calafate, como o Glaciar Perito Moreno, ficam fora da cidade. As agências de passeios já incluem os transfers de ida e volta aos hotéis.
Caso opte por se hospedar fora da cidade ou queira fazer os passeios por conta própria, pode alugar um carro. As estradas são boas e é fácil se locomover e estacionar na cidade.
Nós não alugamos carro pois estávamos hospedados no centrinho e já tínhamos deixado todos os passeios agendados.
Para alugar um carro em El Calafate você precisa estar com a sua carteira de motorista do Brasil (CNH), passaporte válido ou RG e um cartão de crédito internacional. Na hora da locação do veículo eles bloqueiam um pequeno valor no cartão (como se fosse um cheque calção). Quando você devolve o carro eles desbloqueiam aquele valor. Sugerimos pesquisar preços e alugar o carro com antecedência.
Quantos dias ficar em El Calafate
Recomendamos no mínimo 3 dias na cidade, assim sendo podem fazer os passeios imperdíveis. Porém existem opções de passeios para 4 ou até 5 dias caso queiram ir além do básico. O seu ritmo de viagem e sua disponibilidade de tempo e dinheiro também contam nesta decisão. Nós, por exemplo, gostamos de fazer tudo com calma e ter períodos livres para não sobrecarregar as crianças.
Se quiser incluir uma extensão a Torres del Paine, no Chile, ou a El Chaltén pode incluir mais dias na conta. Torres del Paine tem programação para vários dias, mas se tiver tempo contado coloque umas 2 noites. É possível fazer um bate e volta a El Chaltén, mas será melhor aproveitado se puder ficar 2 noites.
Nós fomos em janeiro e dormimos 5 noites na cidade. Na primeira noite só dormimos e seguimos para Torres del Paine no dia seguinte logo cedo. Ficamos 3 noites em Torres del Paine (darei nossas dicas em outro post) e voltamos a El Calafate. Tivemos, portanto, 3 dias inteiros em El Calafate com as crianças. Poderíamos ter ficado mais um dia pois ainda tinham atrações na lista.
Onde se hospedar com crianças em El Calafate
El Calafate tem uma boa estrutura hoteleira, de hotéis luxuosos a simples albergues. Existem opções na área central da cidade ou mais afastadas, algumas com belas vistas.
A melhor localização para se hospedar é no centro pois você poderá explorar a cidade a pé. A Avenida Del Libertador é a principal via da cidade e tem muitas hotéis ao redor dela. A área mais central vai da Rua Perito Moreno a Rua 7 de Diciembre. Nesta região estão os restaurantes, bares, agências de turismo, mercados, lojas, etc
Ao se afastar do centro conseguirá acomodações com bom custo benefício, porém você precisa estar com carro alugado ou vai precisar de táxi para ir e voltar do centro.
Caso esteja com carro alugado e queira hotéis com mais conforto pode escolher hotéis mais afastados ainda, com vista para o lago Argentino.
El Calafate não é uma cidade plana, então se estiver com crianças pequenas ou tiver problemas de locomoção verifique a localização do hotel escolhido.
Recomendamos reservar a hospedagem com antecedência, principalmente na alta temporada, que vai de dezembro a fevereiro.
Hospedagens na área central de El Calafate
Hotel Posada Los Alamos
O Hotel Posada Los Álamos (4 estrelas) é um dos hotéis mais tradicionais de El Calafate. Está situado no centro de El Calafate, próximo ao Lago Argentino. Serve um farto café da manhã. A área de lazer do hotel fica separada do prédio principal, cruzando a rua, e conta com spa, piscina coberta, academia e até um pequeno campo de golfe.
Hotel MadreTierra Patagonia
O Hotel MadreTierra Patagônia é uma pequena pousada-boutique, confortável e bem localizada. A duas quadras da rua principal, tem clima aconchegante e equipe prestativa. São apenas 6 quartos na pousada e não tem quartos para família, porém é uma boa pedida se não se importar em dividir a família em 2 quartos.
Cabañas Don Pepe
Este é um hotel com baixo custo e excelente localização. As cabanas possuem cozinha, motivo pelo qual escolhemos ele. Porém são chalés antigos, escuros e um pouco mal preservados. O café da manhã é entregue na noite anterior em uma bandeja e tem poucas opções: biscoitos, torradas, geleias, chá, café solúvel. Tem uma pequena área externa com mesas e plantas que as crianças aproveitaram. Para nós foi ok, mas existem melhores opções na cidade.
Hotel Kosten Aike
O Hotel Kosten Aike fica situado em um edifício estilo alpino, com boa localização. Tem quartos espaçosos, um spa e academia. O centro da cidade fica a 200 metros.
Esplendor by Wyndham El Calafate
O Esplendor by Wyndham El Calafate fica perto da Avenida Libertador, mas precisa subir uma pequena ladeira. É um hotel boutique 4 estrelas com quartos amplos. As áreas comuns são modernas com bela decoração. Possui m spa, piscina aquecida e sauna.
Hospedagens mais afastadas do centro de El Calafate
Mirador del Lago
Localizado em um lindo edifício em frente ao Lago Argentino, o Hotel Mirador del Lago oferece acomodações com decoração elegante e café da manhã. Possui lounge com lareira e vista do lago. Vale a pena escolher um quarto com vista. O estacionamento é gratuito.
Hospedagens nos arredores de El Calafate
Solares del Sur
Para quem está de carro é uma boa opção para hospedagem com crianças. O Solares del Sul fica 2,6km do centrinho de El Calafate e possui cabanas com quartos e cozinha completa.
Xelena Hotel & Suites
Único hotel 5 estrelas de El Calafate. O Xelena Hotel tem vista para o Lago Argentino e montanhas nevadas ao fundo. Oferece piscina com parte coberta, estacionamento gratuito para hóspedes, spa e restaurante especialista em pratos finos. Fica a 2 km de distância do centro.
Se preferir pode pesquisar outra opções para hospedagem com crianças em El Calafate neste link do Booking.
Onde comer em El Calafate
A Argentina é um destino bem procurado pela sua gastronomia, de tal forma que em Ushuaia não poderia ser diferente. Os pratos típicos do fim do mundo são de dar água na boca.
Gastronomia em El Calafate
Cordeiro Patagônico – O cordeiro patagônico é conhecido pela sua singularidade e modo tradicional de preparo. É feito no chão sobre brasa quente e temperado com sal grosso, manteiga e limão. A carne é mais firme, com menos gordura, e de sabor mais suave do que os cordeiros de outras regiões.
Empanadas – Famosas em toda a Argentina, as empanadas foram trazidas pelos colonizadores espanhóis. Sua principal característica é ser bem recheada, podem ser preparadas assadas ou fritas.
Doce de Calafate – O doce de Calafate é usado para fazer geleias, doces e até mesmo sorvetes. Não deixe de experimentar a fruta e seus derivados, seu formato lembra uma jabuticaba, mas seu gosto é totalmente diferente e único. Esta fruta que deu nome à cidade de El Calafate.
Bares e restaurantes em El Calafate
Segue primeiro a lista dos restaurantes que experimentamos em El Calafate com as crianças
O La Tablita (Coronel Rosales, 28, tel. 2902-49-1065) foi inaugurado em 1968 e é um dos restaurantes mais famosos de El Calafate. Sua especialidade é o cordeiro patagônico a la parrilla. Recomendável reservar com antecedência. Fica um pouco mais afastado do centrinho, mas fomos caminhando com as crianças. Não é barato, mas os pratos são bem servidos e podem ser divididos. Nós tivemos uma experiência incrível, cordeiro maravilhoso.
Mako Fuegos y Vinos (Av. del Libertador General San Martín, 1611, tel. 2902-49-3414): é um restaurante sofisticado sob o comando do proprietário e chefe de cozinha Matías Villalba. Fica bem no centrinho. O ambiente é muito acolhedor e bonito e a comida estava muito boa. Indicado fazer reserva.
Pura Vida Resto Bar (Av. del Libertador General San Martín, 1876, tel. 2902-49-3356): serve refeições caseiras em porções fartas. O destaque do cardápio, que é variado e inclui pratos vegetarianos, é a empanada. O espaço é bem agradável e aconchegante. Possui paredes coloridas, almofadas, luminárias pendentes e muitos quadros. Fomos jantar e saímos revigorados.
Don Pichon (Rua Puerto Deseado, 242, tel. 2902-49-2577): restaurante especializado em carnes assadas, com destaque para o famoso cordeiro patagônico. Também serve massas caseiras e peixes. Fica na parte alta de El Calafate, com uma bela vista do Lago Argentino. Disponibiliza transporte gratuito de ida até o local e volta para o hotel.
Outros restaurantes e bares em El Calafate
Isabel Cocina Al Disco (Rua Perito Moreno, 95 e Rua Gobernador Moyano, 1020. tel. 2902-48-9000/9900): serve refeições caseiras preparadas em discos de arado, instrumentos inicialmente criados para arar o solo que se tornaram utensílios culinários. Tem um cardápio variado que inclui massas, carnes, frutos do mar, sopa, pratos vegetarianos, petiscos e acompanhamentos. Nós comemos nele em sua unidade de Ushuaia.
Casimiro Bigua: rede de restaurantes com duas famosas unidades em El Calafate.
- Restaurant & Parrilla Gourmet tem clássicos patagônicos com influências da culinária mediterrânea no cardápio, como merluza negra com vegetais grelhados e cordeiro com crosta de amêndoa.
- Parrilla & Assador é especializado em carnes assadas no carvão ou na lenha em grelhas às vistas dos frequentadores.
Cervejaria La Zorra Taproom (Av. del Libertador General San Martín, 832, tel. 2902-49-0444): funciona em um ambiente descontraído e aconchegante. Boa variedade de cervejas artesanais.
Borges & Alvarez Librobar (Av. del Libertador General San Martín, 1015, tel. 2902-49-1464): uma mistura de bar e biblioteca com área externa. Super agradável para sentar e ver o movimento.
Laguna Negra (Av. del Libertador General San Martín, 1250, tel. 2902-49-2423): cafeteria e chocolataria com deliciosos doces e chocolates de fabricação própria. Perfeito para um café da tarde.
Ovejitas de la Patagonia (Av. del Libertador General San Martín, 1197, tel. 2902-49-1315): produz artesanalmente alfajores, geleias, torta galesa, licores e variados tipos de chocolate.
Heladeria Tito (Av. del Libertador General San Martín, 1150, tel. 2902-49-4602): sorveteria para experimentar o sorvete de calafate, a frutinha da região.
Se for para El Calafate no verão, não deixe de reservar os restaurantes para o almoço e jantar. Eles lotam e muitos não aceitam clientes sem reserva.
O que fazer em El Calafate (com e sem crianças)
As principais atrações de El Calafate ficam distantes do centro. Alguns passeios duram o dia todo e outros são de meio período. A cidade merece um tempo livre para ser curtida com calma, é super agradável.
Glaciar Perito Moreno (Parque Nacional Los Glaciares)
O Glaciar Perito Moreno, a terceira maior geleira do mundo, é a principal atração de uma viagem a El Calafate. Ele está localizado no Parque Nacional Los Glaciares, a 80 km ao oeste do centro da cidade. Tem uma superfície de 70m de altura e 5km de comprimento e se tornou patrimônio da humanidade pela Unesco.
Há muitas maneiras de se visitar o Glaciar Perito Moreno. Você pode contratar uma excursão ou ir por conta própria em carro alugado, táxi/remis ou ônibus. Nós já deixamos nossos passeios reservados e achamos bem prático.
Existem 3 passeios diferentes que envolvem o Glaciar Perito Moreno:
-
Passarelas no Glaciar Perito Moreno
Passeio para toda a família, aberto o ano todo. Foram construídas diversas passarelas que ficam em media a 300/400 m de distância do Glaciar Perito Moreno. Existem 5 caminhos que podem ser percorridos em trilhas suspensas. Cada percurso tem uma dificuldade diferente e traz paisagens distintas. Logo na entrada das passarelas tem um mapa que explica as opções. Aproveite as paradas para descanso para apreciar os desprendimentos de gelo (mais frequentes no verão). A vista é incrível e foi um passeio super aproveitado pelas crianças e pelos adultos.
Mesmo quem vai com alguma agência de turismo tem tempo livre para andar de forma independente e apreciar a paisagem e tirar fotos. As agências marcam um horário para o encontro na hora de voltar.
Ao lado do estacionamento tem um restaurante com vista privilegiada, que serve de refúgio de quiser fugir um pouco do frio ou descansar. Também serve para comprar lanche para comer nas passarelas enquanto aprecia a geleira.
-
Safari Náutico (passeio de barco)
Esse passeio do Safari Náutico é adicional a visita às passarelas e também funciona o ano todo. Dentro do Parque Nacional dos Glaciares, a aproximadamente 6 km do Mirador da geleira, você entra em um barco para chegar mais perto do glaciar. O barco navega pelo Lago Rico por 45 minutos. As se aproximar do glaciar temos uma perspectiva totalmente diferente e conseguimos entender melhor a sua grandeza. Fizemos com as crianças e valeu muito a pena, elas adoraram.
-
Trekking no Glaciar Perito Moreno
É possível caminhar sobre este enorme glaciar com aqueles grampones nos sapatos. São formados grupos de no máximo 20 pessoas que seguem guias experientes.
A opção de Mini Trekking no Gelo tem uma caminhada que dura cerca de 1h30 e os guias dão uma aula sobre a região e os glaciares. Atividade para pessoas entre 10 e 65 anos com bom estado físico. Quando você compra este passeio com agências ele já inclui uma parada de uma hora nas passarelas. A opção de Big Ice tem uma caminhada pelo glaciar que dura 3 horas. O circuito é maior e mais exigente e inclui cavernas de gelo.
Estes trekkings não operam no inverno.
Nós não pudemos fazer pela restrição de idade das crianças.
Navegação pelos Rios de Hielo (para ver glaciares Upsala e Spegazzini)
Outra experiência bem típica de El Calafate é a navegação pelo Lago Argentino para ver os glaciares, conhecida como Navegação pelos Rios de Hielo. O ideal é comprar com antecedência, principalmente na alta temporada. O embarque ocorre em Punta Banderas. É necessário comprar o passeio e comprar adicionalmente os ingressos do Parque Nacional Los Glaciares. Os ingressos do parque precisam ser pagos em pesos argentinos e em dinheiro.
Existem diferentes roteiros com variações na duração do passeio, tipo de barco e comida servida. Alguns roteiros incluem uma parada para realizar uma caminhada guiada e outros incluem somente a navegação.
A navegação e os principais pontos visitados são os mesmos. O barco vai rumo noroeste em direção ao Glaciar Upsala e, no caminho podemos ver as belezas da Punta Avellaneda e a Boca del Diablo, a parte mais estreita do Lago Argentino. Depois segue rumo ao sul para navegar pelo Canal Spegazzini para o encontro com o majestoso Glaciar Spegazzini. No final vão até a parede norte do Glaciar Perito Moreno.
Todos os barcos são aquecidos e tem banheiro. Os barcos tem uma área externa onde podemos ficar e avistar melhor os glaciares. Estes passeios só funcionam no verão.
Nativo Experience – Lagos e Caverna
Fizemos um tour de 4×4 para conhecer a história da passagem do homem nessas terras. Aprendemos um pouco sobre os Tehulches, o povo nativo que habitava esta região e sobre os primeiros colonizadores que foram para lá convidados pelo governo argentino para habitar a região.
Escolhemos este passeio pois ele inclui uma visita às cavernas com arte rupestre dos antecessores dos Tehulches. A Marina estudou arte rupestre na escola e o assunto já havia sido discutido em casa.
As pinturas originais foram encontradas por Francisco Perito Moreno em 1877 e tem em torno de 4000 anos. Estão bastante desgastadas, mas existem também reproduções de obras rupestres em uma das paredes para melhor explicar os desenhos.O passeio Nativo Experience termina com um almoço dentro de uma caverna. Foi bem gostoso.
No caminho temos vistas espetaculares do Lago Argentino. Tem saídas diárias, de manhã e à tarde, o ano todo.
Estância Cristina
As “Estâncias” são refúgios construídos por desbravadores estrangeiros que chegaram na Patagônia no início dos anos 1900 em busca de ouro. O ouro nunca foi encontrado, mas os forasteiros se instalaram na região e formaram famílias.
Fundada em 1914 pela Família Masters, a Estância Cristina mantém viva a essência e a hospitalidade patagônica. Ela está localizada a noroeste do Lago Argentino, próxima ao Glaciar Upsala. É o único ponto do qual se pode chegar ao Glaciar Upsala por terra em um passeio de 4×4.
Existem três opções de programas, sendo que todos partem de Punta Bandera. Após uma navegação de aproximadamente 2h pelo braço norte do lago argentino o barco para em ponto panorâmico do famoso Glaciar Upsala. É possível visualizar grandes icebergs que flutuam, após terem desprendido-se dos glaciares.
Ao chegar na propriedade os grupos são divididos de acordo com os programas:
-
Experiência Classic na Estância Cristina
Nesta experiência você conhecerá a história da Estância com a visita ao museu e depois fará uma trilha com duração de 2h30 até a Cascada de los Perros.
Duração da caminhada: 2:30hs
Duração parte histórica: 1:30hs
Permanência da Estância: 6 horas
Dificuldade: baixa
-
Experiência Discovery na Estância Cristina
Esta opção Discovery inicia com um off road num 4×4 de 9,5Km, atravessando o Rio Caterina e um bosque na encosta da cordilheira andina. Depois uma caminhada de aproximadamente 30 minutos até o mirante com a deslumbrante vista do Glaciar Upsala. Retorno para almoço em carro 4×4.
Trajeto até o mirante: 50′ em carro 4×4 + caminhada de 15′ até o mirante
Retorno ao restaurante de 4×4
Permanência da Estância: 6 horas
Dificuldade: baixa/média
-
Experiência Trekking na Estância Cristina
O início desta opção é igual ao da Experiência Discovery. A diferença é o retorno após o mirante. Nesta experiência você caminha 14km e cruza a pé o desfiladeiro de fósseis. O caminho é todo de descida com lindos visuais.
Duração do trekking: 4-5hs
Permanência da Estância: 6 horas
Dificuldade: média
Idade mínima: 12 anos
-
Experiência Cavalgada na Estância Cristina
Cavalgada de 4 horas por uma paisagem glacial virgem. Parada para almoço (lunch box) em meio a lagoas e montanhas. No retorno visita ao museu
Duração da cavalgada (ida e volta): 4 horas
Permanência da Estância: 6 horas
Dificuldade: baixa/média
Idade mínima: 6 anos (de 6 a 12 anos acompanhados de um adulto)
Todos os passeios tem opção de contratar almoço ou lunch box. Você também pode levar seu próprio lanche de El Calafate se quiser.
-
Hospedagem na Estância Cristina
Para uma experiência mais autêntica e imersiva é possível de hospedar dentro da Estância Cristina. Uma pousada única no mundo, em um vale remoto e inexplorado da Patagônia, cercado por montanhas, lagos e o majestoso Glaciar Upsala. A National Geographic Traveler listou a Estância Cristina como um dos hotéis mais autênticos e únicos na América do Sul. Fale conosco que temos acordo com este incrível hotel e podemos te ajudar na reserva.
Glaciarium
O Glaciarium é um moderno “centro de interpretação de geleiras”, construído para educar sobre o gelo, as geleiras e o campo de gelo do sul da Patagônia. Pudemos aprender sobre a formação e ruptura das geleiras, assistir a um filme 3D e visitar várias salas interativas.
Dentro do Glaciarium tem um bar de gelo (Glaciobar), com entrada paga à parte. As meninas mataram a vontade de encostar no gelo. O ambiente fica a -10 graus e só entram crianças acima de 3 anos.
Fica a 6km de El Calafate, mas do centrinho da cidade sai transfer de graça até lá (do estacionamento da Secretaria de Turismo Provincial).
Laguna Nimez
A Laguna Nimez é uma reserva natural bem próxima do centrinho de El Calafate. Em uma caminhada você consegue chegar na área, um santuário para muitas espécies de pássaros nativos, como flamingos e cisnes. Ingressos no local.
Centro de El Calafate
O centro de El Calafate é super agradável para caminhar, ver lojinhas, curtir cafés, bares e restaurantes. Como falamos, tudo fica em torno da Avenida del Libertador.
Museu dos Brinquedos (Museo del Juguete)
Se estiver com tempo sobrando pode visitar este pequeno Museu dos Brinquedos. Tem bonecos e brinquedos de várias épocas e de várias partes do mundo. Não sei se agradou mais a nós, que voltamos no tempo, ou às crianças que se divertiram muito.
Parquinho público
Se tem uma coisa que valorizamos em nossas viagens com as crianças são parquinhos em praças públicas. Em El Calafate, achamos um grande e super gostoso na Av. del Libertador e outro na Costanera.
Intendência do Parque Nacional Los Glaciares
No centrinho de El Calafate tem a sede do Parque Nacional. Tem um belo jardim e uma área interna com fotos e imagens do explorador Perito Moreno, que deu nome ao famoso glaciar.
Passeio de 4×4 no Cerro Frias
Trata-se de um passeio de 4×4 pelo Cerro Frias. O passeio tem lindas vistas e você pode contratar separadamente cavalgadas ou tirolesa.
Estância 25 de Mayo
Passeio pela Estância 25 de Mayo. São 17 mil hectares de lindas paisagens onde se realizam as principais atividades da região: criação de ovelhas, vacas e cavalos. Tem opção de almoço e de jantar show.
Bate e volta a El Chaltén
É possível contratar um tour de dia inteiro para conhecer a cidadezinha de El Chaltén, aos pés da montanha Fitz Roy. Ela é conhecida como a capital argentina do trekking. Alguns excursões incluem trekkings guiados e outras incluem tempo livre para você fazer pequenos trekkings por conta própria.
Em nossas viagens preferimos visitar menos locais e curtir cada um deles com calma, apreciando e sentindo o dia a dia do destino. Deixamos El Chaltén para uma outra viagem no futuro.
Bate e volta a Torres del Paine
Se você não tem tempo suficiente e não pretende voltar tão cedo à Patagonia pode contratar também um passeio de bate e volta para conhecer o Parque Nacional de Torres del Paine, no Chile. Eu não recomendo, pois Torres del Paine é incrível e merece ao menos uns 3 dias. Estes passeios vendidos pelas agências duram em torno de 14hs e você passará a maior parte do tempo dentro do ônibus.
Depois de El Calafate nós seguimos para Torres del Paine de motorhome, farei um post com todas as dicas. Foi uma experiência incrível, super recomendo fazer com crianças.
Gostou das dicas? Então vamos planejar sua viagem para El Calafate? A Travelness é especialista em viagens com crianças, conte com nossa consultoria para montar o roteiro ideal para sua família.
Parabens pelo relato!
Ajudou bastante.
Ficamos felizes em saber que as informações foram úteis ;)
Parabéns pelas informações, sua filhas estavam com quantos anos? indica ir para El calafate com uma criança de dois anos e 10 meses?
Olá Thalita, tudo bem? Nesta viagem estavam com 4 e 5 anos. Eu acho que dá para ir com criança mais nova desde que alinhe expectativas. Passeios com mais calma, disposição para carregá-la quando cansar e não quiser mais caminhar, etc. Porém crianças sempre se divertem.
Vamos com duas crianças (de 3 e 5 anos) no inverno. Estou receosa e ansiosa ao mesmo tempo. Mas seu relato me deixou mais tranquila em ver que há passeios para crianças. Obrigada
Sim, nossas filhas se divertiram muito. Capriche nas roupas de frio para elas ficarem confortáveis.