De Pamplona a Puente La Reina: 25 Km
Finalmente conseguimos acertar o “fuso horário” do caminho. No dia anterior já havíamos comprado o café da manhã no supermercado. Levantamos mais cedo, preparamos as mochilas e 6:50 começamos a caminhar.
Como tiramos aproximadamente 4,5 kg de nossas mochilas (agora a minha pesa entre 13/15 kg e a da Mila, entre 7/9kg, dependendo da quantidade de água e comida), mesmo com o cansaço acumulado de três dias, hoje foi menos exaustivo.
Nosso objetivo era chegar em Puente la Reina, povoado onde vários caminhos se unem, tornando-se único até Santiago de Compostela. O caminho foi bem diferente dos demais dias, passando por campos de girassóis, plantações de trigo e grandes hélices de energia eólica. Começou com uma boa subida nos 8 primeiros quilômetros, não havia muitas árvores o que fazia que caminhássemos com o sol na cabeça e, além disso, o vento era muito forte dificultando ainda mais a caminhada.
Para quem vier a caminhar um dia, nesse pedaço não deixem de parar na igreja “La Ermita Santa Maria” em Eunate, e no albergue “Camino del Perdón” em Uterga. Vale também uma foto no monumento no topo do “Alto del Perdón” (foto superior): “Donde se cruza el camino del viento con el de las estrellas”.
Realmente existe algo diferente nesse caminho. Andamos diariamente entre 6 e 8 horas, com um bom peso nas costas, passando por frio no início da manhã e sol escaldante durante o dia. O corpo dói inteiro (e estamos apenas no 4o dia), estou conhecendo músculos do corpo que não sabia que existiam, mas a cabeça pede para continuar. Andamos 94 Km e vamos parar por 10 dias para encontrar uns amigos em Mallorca, mas já estou sentindo falta dessa rotina. Quero voltar e recomeçar a andar logo. Ainda bem que tenho mais 680 Km pela frente!
Fomos velejar, seguindo nosso coração. Apesar de termos programado fazer o Caminho de uma só vez não podíamos perder a oportunidade de aceitar o convite de amigos incríveis.
Voltamos na sequência e completamos o caminho todo sem novas interrupções. Vejam como foi o 5° dia de Puente la Reina a Estella.
E no post anterior contamos como chegamos até Pamplona.
boa aventura pelo caminho de santiago. Voces ainda tem muitas coisas belas a serem vistas.depois do primeiro passo, tudo fica mais facil
grande abraço e coragem para chegar a Santiago
inacio
Obrigado. Estamos adorando tudo por aqui. Serão dias inesquecíveis. Muito obrigado pelas dicas e atenção. Abraços Danilo e Mila
Sensacional, estamos juntos e bom 10 dias de descanso. Aproveitem, e quando voltar esta intimado para um pulo em FLN. Ab.
Fala Fábio! Com certeza irei pra Floripa na volta. Por aqui esta tudo ótimo, velejar é uma experiência bem legal. Abraços.
Engraçado o que falou dos músculos, quando estava subindo para o Alto del Perdón, existia um banco de madeira, não sei se ainda existe, quase no topo, lembro que sentamos para descansar, e falei a mesma frase para minha companheira de caminhada, rssss…
Que tenha um Bom Caminho!
Márcio, realmente esse banco ajuda para uma boa descansada depois da subida. Agora, mesmo com os músculos doendo, a caminhada vale a pena, não é? Abs