A Indonésia, localizada no sudeste asiático, é composta de por mais de 17.000 ilhas, assim abriga centenas de grupos étnicos que falam vários idiomas. O país tem clima quente, dessa maneira encontramos muitas praias, cacheiras, montanhas e florestas. Em nossa primeira volta ao mundo, em 2012, focamos nosso tempo nos templos da ilha de Java e nas praias da ilha de Bali.
Templos em Yogyakarta, Indonésia
Primeiramente voando para Yogyakarta, Yogya para os locais, uma cidade de 390 mil habitantes no centro da ilha de Java conhecida por suas atrações culturais. Lá pudemos visitar suas duas maiores atrações:
Templo de Prambanan
O templo de Prambanan é grandioso, em resumo é o maior complexo de templos hindus de Java, com mais de 50 deles. Ele é dedicado à Trimúrti, a divindade suprema, composta pelos três principais deuses do hinduísmo: Brahma, o criador; Vishnu, o preservador; e Shiva, o destruidor. Muitos templos sofreram danos no terremoto de 2006 e centenas de blocos de pedra desabaram ou racharam. Partes do complexo estão fechadas ou cercadas com andaimes e a restauração vai levar anos. Mesmo assim vale a visita, é muito bonito. Nós tivemos a companhia de três simpáticos estudantes de inglês. Para treinar o idioma muitos estudantes oferecem aos turistas um serviço de “guia gratuito” e só pedem em troca que a gente corrija seus erros de inglês.
Templo de Borodudur
O deslumbrante Borobudur é um marco do apogeu do budismo em Java, inegavelmente o maior templo budista do mundo. O templo consiste de seis bases quadradas e três circulares no topo. Foi construído aproximadamente ao mesmo tempo que Prambanan, no início do século IX. Com o declínio do budismo Borobudur foi abandonado, coberto de cinzas vulcânicas por uma erupção em 1006. Portanto só foi redescoberto em 1814. Em 1973 Borobudur começou a ser reconstruído sob o patrocínio da Unesco. O monumento foi totalmente “desmontado”, de tal forma cada pedra foi marcada, tratada quimicamente e novamente recolocada. A reforma custou 25 milhões de dólares e durou cerca de uma década. O monumento tem cerca de 1500 painéis com ensinamentos budistas e 432 imagens de Buda.
A história de ambos os templos ainda é envolta em mistérios mas é uma grande sorte que eles sobreviveram ao tempo. Com a chegada do islamismo à ilha de Java, no século XIV, todos os templos anteriores perderam seu caráter sacro e como resultado muitos foram destruídos para utilização de suas pedras em construções.
Praias em Bali, Indonésia
Saindo de Yogya fomos para Bali, ilha que abriga quase a totalidade da pequena população hindu da Indonésia. A ilha tem 5.620 km² e é o principal ponto turístico do país, principalmente pela sua diversidade de atrações: praias bonitas para nadar, praias ótimas para o surf, vulcões que podem ser escalados, grandes áreas verdes com plantações de arroz, vida noturna agitada, templos e atrações culturais como pintura, dança, etc.
Para nós Bali teve um significado especial! Durante a volta ao mundo escolhemos Bali como nossa parada para recarregarmos as baterias em uma “casa”. Alugamos uma villa, que é uma casa com quarto, banheiro, sala, cozinha e piscina. Depois que saímos de Bali descobri que estava grávida, dessa maneira Bali nunca mais saiu de nossas memórias.
Passeamos pela ilha para curtir praias, visitar templos e provar restaurantes e frutas locais, mas passamos muitas horas sem fazer nada, apenas curtindo o temporário “lar doce lar”.
A Indonésia nos encantou tanto que voltamos a visitá-la em nossa volta ao mundo com as crianças, em 2019.
Gostou de conhecer um pouco sobre os templos e praias da Indonésia? Veja neste link por que viajar para a Indonésia. E conte com a Travelness para planejar a sua viagem.
Não deixe de nos seguir em nossas redes sociais — Facebook, Instagram e Twitter — para conferir outras dicas exclusivas sobre viagens!
Deixar um comentário