Eu sou daquelas que começo a viajar antes do embarque. Adoro estudar sobre o local que irei conhecer. Leio livros sobre a história ou cultura do país, procuro dicas em blogs de viagem, etc.
Mas minha ida para Casablanca, a maior cidade de Marrocos, foi meio de sopetão e não tive tempo para pesquisar sobre o que iria encontrar por lá. Casablanca ficou eternizada por causa do lindo filme “Casablanca” de 1942, estrelado por Ingrid Bergman e Humphrey Bogart. Desse modo é difícil achar quem nunca ouviu ao menos falar dela.
Eu tive uma agradável surpresa porque o que mais me encantou foi um de seus cartões-postais: a Mesquita Hassan II.
Localização da Mesquita Hassan II
Com uma parte erguida sobre as águas do Oceano Atlântico, a Mesquita Hassan II está entre as maiores do mundo. Foi uma obra do rei Hassan II, falecido em 1999 e pai do atual rei Mohammed VI. Ele decidiu construí-la sobre as águas conforme um verso do Alcorão que diz “o trono de Deus estava sobre as águas”.
Nesta foto aérea do Google é possível ver sua localização espetacular em uma plataforma sobre o oceano. Uma parte do piso da mesquita é feito de vidro para que durante a prece os fiéis possam ajoelhar-se sobre o mar. Porém esta parte da mesquita é para uso da realeza e não pode ser visitada.
Construção da mesquita
A construção da Mesquita Hassan II durou 6 anos, de 1987 a 1993. Ela foi feita por 2.500 trabalhadores e 10.000 artesãos. O resultado é inegavelmente de um enorme esplendor e riqueza, um contraste com o restante da cidade de Casablanca.
A Mesquita Hassan II é uma obra prima da arquitetura árabe. É, portant0, um lugar que abriga a tradição e a modernidade. Uma mistura de seus ricos detalhes com a tecnologia surpreendente empregada em sua construção.
É um complexo religioso e cultural, com área total de 9 hectares (90.000 m²). Em resumo é composto por uma sala de oração, uma sala de ablução (purificação), banhos, uma escola corânica (medersa), uma biblioteca e um museu.
Detalhes da Mesquita Hassan II
A capacidade total da mesquita é de 105 mil seguidores, uma vez que são 25 mil apenas na sala de oração, que possui 20.000 m². Os demais ficam no pátio externo da mesquita.
A sala de orações é equipada com um teto móvel que é aberto contudo em ocasiões especiais. Possuis dois andares. No térreo ficam os homens e ela é dividida em três naves simétricas, voltadas em direção à Meca, com capacidade de 20.000 pessoas. Nos dois mezaninos ficam as mulheres, que possuem uma entrada separada, com uma área de 3.500 m² e capacidade para 2500 pessoas cada.
Seu minarete, o mais alto do mundo, tem 200 metros e lança feixes de raio laser. De seus alto falantes sai o dhan (chamado para oração).
No islamismo existem orações obrigatórias (Salat) que são praticadas cinco vezes ao dia, isto é, na alvorada, ao meio dia, no meio da tarde, ao crepúsculo e à noite. Assim, elas vão determinando o ritmo de todo o dia. Essas cinco orações diárias contém versículos do Alcorão que são recitados em árabe.
Animado para conhecer esta maravilhosa Mesquita? Encontre seu hotel em Casablanca no Booking.
A Sala de Ablução é o local onde os fiéis se purificam antes da oração. Por isso nesta mesquita esta sala é constituída de 41 fontes. Para que ocorra a purificação é realizado o ato de lavar as mãos, os antebraços, a boca, as narinas, a face; e passar água pelas orelhas, pela nuca, pelo cabelo e pelos pés.
Duas belas casas de banho tradicionais (hammans) estão abertas para visitas. Esta é a principal delas:
Horários da Mesquita Hassan II
A Mesquita Hassan II está aberta a todos os muçulmanos nos horários das orações e para serviços especiais de sexta-feira. Visitantes não muçulmanos podem entrar na mesquita em visitas guiadas, que ocorrem várias vezes ao dia em inglês.
Fiquei deslumbrada com a visita, todos os detalhes são, de fato, muito delicados. Vale colocar na lista de destinos!! Conte com a Travelness para planejar a sua viagem.
Informações práticas
Mesquita Hassan II
Onde: Casablanca, Marrocos
- Boulevard Sidi Mohammed Ben Abdallah
- +212 (22) 48-2886
Quando: não muçulmanos só podem entrar com visita guiada
Todos os dias: 9hs
De sábado a quinta: 10hs, 11hs
Sexta: 14hs
De setembro a junho: horários extras às 14 e 15hs (com exceção do mês de Ramadan)
Quanto: 120 DH, pode comprar o ingresso na hora
Deixar um comentário