Turquia: Capadócia

Nossa viagem pela Turquia ainda nos reservou uma surpresa final: a Capadócia. Tivemos dias incríveis em Istambul e em Éfeso e Pamukkale, entretanto o melhor ainda estava por vir. Veja o que visitar na Capadócia.

Como chegar na Capadócia, na Turquia

Como nosso roteiro incluiu anteriormente Éfeso e Pamukkale seguimos de carro até a Capadócia. Foram 650 Km, em 10 horas e meia de viagem de carro, entre Pamukkale, no oeste da Turquia, e Uçhisar, no coração da Capadócia. Aos poucos acabaram as incontáveis plantações de frutas (romã, pêssego, maçã, pêra, etc), entretanto começou uma paisagem de clima árido, basicamente com plantações de cereais.

Caso esteja em Istambul e decida ir direto à Capadócia pode optar por voos para os aeroportos de Nevsehir (Nevşehir Kapadokya Airport) ou Kayseri (Kayseri Erkilet Airport). A opção mais rápida é o aeroporto de Nevsehir, entretanto ele é um aeroporto pequeno com poucas opções de horários por dia. O aeroporto de Kayseri tem mais opções de voos, mas fica 76 Km afastado das principais cidades da Capadócia.

Caminho entre Pamukkale e Capadócia

Visitando o Mosteiro dos Dervixes em Konya

Nesse trajeto de Pamukkale até Uçhisar, na Capadócia, paramos em Konya para conhecer o Mosteiro dos Dervixes, que atualmente é um museu. Essa é uma ordem fundada em 1273 pelos seguidores de Jalal ad-Din Muhammad Rumi-Balkhi, um persa que foi poeta, jurista islâmico e teólogo.

Os Dervixes são conhecidos pela dança em constante giro, que representa uma viagem mística de ascensão espiritual do homem, representada como um ciclo, no qual voltando-se para a verdade, o seguidor cresce através do amor, abandona seu ego, encontra a verdade, e chega à perfeição. Em seguida ele retorna como um homem que alcançou um estágio superior, capaz de amar e de estar a serviço de toda a criação. Esse ritual é considerado pela UNESCO como uma das obras-primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

Capadócia e sua história

Depois de Konya seguimos para nosso destino final, Uçhisar, na Capadócia. Essa é uma região impressionante, formada por erupções vulcânicas que geraram uma paisagem “lunar”, repleta de montanhas escavadas e transformadas em igrejas e habitações subterrâneas. É também famosa por seus tapetes, vinhos e cerâmica vermelha.

Por esta área passaram assírios, hititas, persas, helenos, romanos, bizantinos, seljúcidas (turcos ocidentais) e otomanos. Tanto que existem duas vertentes para o significado de Capadócia. Uma é que vem do hitita katpadukya, que significa “terra de cavalos de raça”, outra que vem do persa katpatuka, que significa “terra de belos cavalos”.

A Capadócia fazia parte de diversas rotas comerciais, inclusive da famosa Rota da Seda, que começava na China, atravessava a atual Turquia e chegava até o centro do Império Romano. Era uma região extremamente crítica e estratégica. Seus recursos eram tentadores para quem queria atravessar do Oriente para Ocidente (e vice-versa), por isso foi frequentemente invadida.

Para se proteger de tais depredações, os habitantes locais passaram a viver em cavernas, grutas e até em cidades subterrâneas totalmente escondidas.

Capadócia, o que visitar

Os principais atrativos da Capadócia são: sua impressionante paisagem com formações vulcânicas, a cidade subterrânea e o passeio de balão.

Como os primeiros cristãos utilizaram essa região como refúgio, podemos encontrar mais de 3.000 igrejas, além de toda uma estrutura de mosteiros, conventos e residências escavadas nas rochas. Fomos visitar algumas delas próximas à aldeia de Göreme.

O que fazer na Capadócia

Interior de uma igreja-caverna:

Caverna na Capadócia

Mesa de jantar de um mosteiro-caverna:

Caverna na Capadócia

Quanto às cidades subterrâneas, existem centenas, nem todas abertas ao público. Nós fomos visitar a de Özkonak. Como falei, essas cidades foram usadas para se proteger dos saques, criando embaixo da terra um ambiente auto-suficiente, incluindo quartos, cozinhas, salas de armazenamento, estábulos, etc. Eram formadas por túneis estreitos e chegavam a ter até 80 metros de profundidade, se transformando em labirintos e armadilhas, que dificultavam qualquer ataque inimigo.

Interior de caverna na Capadócia

Caverna na Capadócia

A aldeia de Göreme é o principal ponto de turismo da área. As formações rochosas ao redor dela são incríveis. Algumas cavernas da região foram convertidas em pensões, restaurantes e até hotéis de luxo. Outras servem como armazém de alimentos ou como moradias para habitantes da região.

Onde se hospedar na Capadócia

Nós recomendamos se hospedar em um dos hotéis-caverna ao visitar a Capadócia, é uma experiência única. Nós nos hospedamos no Hotel Museum, o único membro do Relais & Chateaux na Turquia. Os quartos do hotel são super amplos e bem decorados com lindas antiguidades, todos construídos dentro de cavernas.

O hotel tem uma vista incrível. De seu terraço podemos ver os balões subindo todas as manhãs. Tem uma piscina aquecida que funciona o ano todo.

Passeio de balão na Capadócia, Turquia

E, por falar em experiência única, o vôo de balão é IMPERDÍVEL! O esforço de acordar às 4h da manhã por certo é recompensado por um visual de mais de 100 balões voando lado a lado. O silêncio é quebrado apenas pelo barulho das chamas, para que aqueçam o ar e nos permitam o sobrevôo às formações de mais de 5.000 anos, as pequenas aldeias, cidades subterrâneas e cavernas. Se somarmos a isso o nascer do sol, que dá um brilho especial a tudo, tanto quanto a companhia de meus pais e da Mila, realmente posso dizer que foi um dos melhores passeios da minha vida (só faltou poder saltar de paraquedas no final!).

Passeio de balão na Capadócia

Passeio de balão na Capadócia

O que fazer na Capadócia

Passeio de balão na Capadócia

O que fazer na Capadócia

Dia amanhecendo na Capadócia

Para terminar, porque não se cuidar, fazendo a barba e cortando o cabelo com vista privilegiada! No terraço do Museum Hotel eles oferecem este serviço.

Vista da Capadócia

Vista da Capadócia

Gostou de conhecer o que visitar na Capadócia?

Não deixe de conhecer, conte com a Travelness para planejar a sua viagem.

Para conferir outras dicas exclusivas sobre viagens conheça nossas redes sociais — FacebookInstagram e Twitter.

Este post foi publicado originalmente em setembro de 2012 e atualizado pela última vez em abril de 2020.