A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

Segundo a ONU, um em cada 11 empregos no mundo são gerados pelo turismo e o setor responde por 7% das exportações mundiais e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) global.

Foram definidos três objetivos para esta escolha: maior consciência para a contribuição do turismo sustentável para o desenvolvimento, mobilizar todas as partes interessadas para tornar o setor um catalisador para uma mudança positiva e promover a mudança nas políticas públicas, práticas de negócios e comportamento dos consumidores no turismo.

O Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento irá promover o papel do turismo em cinco áreas-chave:

  1. crescimento econômico inclusivo e sustentável
  2. inclusão social, emprego e redução da pobreza
  3. eficiência dos recursos, a proteção do ambiente e alterações climáticas
  4. valores culturais, diversidade e patrimônio
  5. compreensão mútua, paz e segurança.

Foi criado um site exclusivo sobre o Ano Internacional do Turismo Sustentável, que é aberto para receber diversas contribuições através das áreas: compartilhando soluções, compartilhando histórias e compartilhando soluções. O site contém um vídeo com a campanha desenvolvida para consumidores (em inglês): Travel.Enjoy.Respect.

As dicas para educar os turistas a serem responsáveis são: honre seus anfitriões e nosso patrimônio comum, proteja nosso planeta, apoie a economia local, seja um viajante informado, seja um viajante respeitoso.

Foi criada também a hashtag #travelenjoyrespect, para aumentar a divulgação da importância do turismo sustentável.

Acreditamos que esta é uma oportunidade única para o setor de turismo contribuir com os 3 pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental – e que todos nós, enquanto turistas, também temos esta responsabilidade.