Filmes para viajar pela Itália

Nada como ver um filme que acontece em outro país para a gente se imaginar naquele ambiente, não é? Neste momento de pandemia, em que estamos todos em casa, os filmes se tornam ótimas opções para sonhar com as viagens futuras. Quem pensa em viajar pela Itália tem uma boa variedade de filmes para ver e se inspirar a planejar. Afinal, um país tão bonito, com uma cultura tão rica, só poderia ser o cenário de histórias diversas, sobretudo as que falam sobre o amor.

Independentemente do estilo de filme que você goste, neste post listamos 6 belos filmes que se passam em cidades italianas. É só apertar o play e se preparar para cenas incríveis!

1. Para Roma, com amor

O filme de Woody Allen conta quatro histórias independentes de encontros e desencontros amorosos. Como boa parte das cenas são externas, você consegue ver a cidade de Roma quase como se estivesse andando por suas ruas.

2. Cartas para Julieta

Sophie está me lua de mel na cidade de Verona e conhece as secretárias de Julieta, responsáveis por responderem cartas de mulheres apaixonadas no mundo todo. Um dia, encontra uma carta escrita em 1957 e decide procurar a remetente.

Cartas para Julieta é uma dessas histórias de amor bem açucaradas, mas que realmente emocionam. Ainda é possível conhecer Verona e boa parte da Toscana durante o filme.

3. Comer, Rezar, Amar

O filme se passa na Itália, na Índia e em Bali. É a história de Liz, uma mulher que após o divórcio decide viajar pelo mundo em busca de autoconhecimento. Em sua primeira parada, na Itália, ela conhece um pouco dos costumes do país, se dedica a aprender italiano e se diverte com amigos, tudo isso regado a muito vinho e massas.

4. O Turista

Estrelado por Angelina Jolie e Johnny Depp, o filme se trata de um suspense cujas cenas iniciais são em Paris, mas se encaminham para Veneza. Na trama, Angelina é uma inglesa, cujo marido é fugitivo da justiça. Para poder encontrá-lo novamente, ela usa um turista (Depp) que possa levá-la até lá.

5. Elza e Fred

Um casal de idosos vive uma belíssima história de amor. Os dois vivem em Madri, mas Elza sonha em ir para Roma repetir a cena do filme La Dolce Vita (que é outra boa dica de filme sobre a Itália) em que a protagonista entra na Fontana de Trevi.
Além de ser uma história linda e de ser uma forma de ver um pouco da cidade de Roma, você ainda se diverte — e muito — com esses dois personagens.

6. A grande beleza

Um escritor de 65 anos colhe os louros da fama de seu único livro publicado. Desde então, nunca mais conseguiu terminar outro livro e passa seus dias frequentando festas das altas rodas de Roma. Porém, um amor antigo retorna e ele começa a refletir sobre sua vida e carreira paralisada.

Com uma bela fotografia e um enredo instigante, não foi à toa que A grande beleza recebeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2013.

Já viu algum desses filmes? Qual deles mais te deixou com vontade de viajar pela Itália? Escreva aqui nos comentários!

Para conferir outras dicas exclusivas sobre viagens não deixe de nos seguir em nossas redes sociais — FacebookInstagram e Twitter.

Este post foi publicado originalmente em março de 2018 e atualizado pela última vez em maio de 2020.