Seja aquele feriado prolongado ou as merecidas férias, a hora de escolher um lugar para viajar se aproxima e a dúvida sobre qual destino escolher não sai da sua cabeça, não é mesmo? O mundo tem uma infinidade de lugares para serem explorados que permitem experiências incríveis. Por isso, reunimos aqui algumas dicas essenciais para você não errar na hora de escolher o lugar ideal. Confira!

  1. Determine quanto tempo você quer passar viajando

Viajar, mesmo que por um curto período de tempo, é excelente, não há dúvidas. Mas se você pode estender a duração da sua viagem, por que não? Pense que quanto mais dias você tiver, mais você poderá complementar o seu roteiro com atividades extras e assim poderá conhecer mais lugares incríveis.

  1. Defina um objetivo

Uma vez definido o tempo que você dedicará a sua viagem, vamos ao próximo passo: qual tipo de destino você quer? Qual a sensação ou experiência que você deseja viver? Pode parecer um detalhe simples, mas decidir entre se aventurar, relaxar e sair da rotina, evoluir espiritualmente ou se integrar à cultura local é o primeiro passo para que você comece a planejar seu roteiro com êxito.

Afinal, não adianta ir para um destino como a Índia, onde é possível ter uma experiência transformadora envolvendo cultura e espiritualidade, caso esteja buscando baladas e vida noturna agitada, não é mesmo?

  1. Escolha entre baixa e alta temporada

Outra escolha importante que você deve fazer para garantir a viagem dos seus sonhos é decidir se quer ir na baixa ou na alta temporada. Esta escolha muda a região do planeta que deve ser visitada caso já tenha fixa a data de sua viagem.

Se quer ir para Europa, por exemplo, e planeja viajar com tranquilidade aproveitando o outono e inverno, o mais indicado é que você escolha a baixa temporada. Já na alta, que engloba principalmente os meses de junho a agosto, o fluxo de pessoas é muito maior devido ao verão nos países do hemisfério norte e às férias escolares. Além do maior volume de pessoas, a alta temporada costuma aumentar os gastos.

  1. Estabeleça um orçamento

Viajar sem planejar os custos é um erro que você, definitivamente, não pode cometer. Planejar com antecedência o seu orçamento é uma tarefa importante que determinará diversos fatores, como seus passeios, visitas e experiências. Comece programando seus gastos pelo total de dias que passará viajando, estabelecendo uma meta diária.

Se você planeja visitar outros países, faça uma pesquisa apurada antes de fazer a conversão para a moeda estrangeira. O valor entre uma casa de câmbio e outra pode variar muito. Tente negociar, esses estabelecimentos costumam oferecer valores menores de acordo com a quantidade de moeda que você deseja comprar. É necessário pensar também em como levar o dinheiro. O cartão de débito pré-pago pode ser uma opção mais segura e ajuda a evitar gastos além do programado.

  1. Decida a sua companhia

Viajar acompanhando é muito bom. Você compartilha os momentos, aventuras e experiências com seus amigos, familiares ou parceiros. Porém não significa que viajar sozinho seja ruim, pelo contrário. Viajar sozinho pode ser a oportunidade que você precisa para se conectar com a natureza e praticar o autoconhecimento por meio da yoga e da meditação em templos e espaços ao ar livre.

Escolher o lugar para viajar com planejamento e antecedência é a melhor maneira de evitar imprevistos e aproveitar o destino da melhor maneira possível. Conhecer novos lugares proporcionam novas vivências e aumenta a bagagem cultural.

Já sabe para onde embarcar nas próximas férias? A gente te ajuda a organizar! E se ainda estiver em dúvida podemos te ajudar a definir de acordo com seu perfil.