Quando você planeja viajar, é difícil não lembrar daqueles roteiros turísticos mais populares e tradicionais. Porém, é interessante não se ater apenas a eles e se permitir explorar destinos alternativos que lhe forneçam outros tipos de experiências, contato com a natureza e uma ampliação da sua bagagem cultural.

Por isso, reunimos 5 dicas de roteiros que englobam ecoturismo, turismo religioso e muito mais. Confira!

  1. Mumbai, um dos roteiros turísticos onde se pode experimentar o cotidiano local

Uma opção para deixar os tradicionais roteiros turísticos presentes nos cartões postais e vivenciar uma experiência mais completa é mergulhar nos costumes e tradições de Mumbai, na Índia.

Neste país plural não faltam contrastes para admirar e compreender. Aqui, o visitante pode aprender novas atividades, se envolver com as comunidades locais, provar a culinária local e fazer parte da identidade cultural daquele destino.

Ou seja experimentar a vida daquele lugar e não apenas passar por pontos turísticos para registrar belas imagens.

  1. Varsóvia, uma cidade que respira cultura

Situada no Leste Europeu, a capital da Polônia é uma oportunidade única para conhecer uma cidade chamada informalmente como “fênix” e mergulhar na sua rica história enquanto se vivencia um maior contato com a cultural local.

Isso porque, mesmo tendo sido destruída durante os confrontos nazistas e posteriormente pelos soviéticos, o lugar foi reconstruído do zero em várias regiões.

Hoje, não faltam museus, palácios, cafés, igrejas, praças, parques e complexos arquitetônicos coloridos que dão um charme especial à cidade. Muitos destes, inclusive, são tombados pela UNESCO como patrimônios da humanidade.

  1. Chapada Diamantina, o destino certo para o ecoturismo

Quem deseja viajar, relaxar a mente e ter um contato maior com a natureza pode optar por um destino nacional ideal para o ecoturismo: a Chapada Diamantina, na Bahia.

Por isso, prepare-se para conhecer e contemplar cânions, grutas, cachoeiras e platôs em um cenário natural com as mais diferentes representações do meio ambiente — cerrado, caatinga e mata atlântica.

A região também conta com um dos melhores trekkings do mundo, logo ali perto, no Vale do Pati.

  1. Venda Nova do Imigrante, uma cidade para vivenciar o meio rural

Além do ecoturismo, também há o turismo rural que busca um contato ainda maior e mais genuíno com a natureza e com o que ela nos dá.

Em Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, é possível ficar em hotéis fazendas, sítios ou pousadas enquanto se vive uma imersão sobre as tradições no campo, a gastronomia local e, claro, pratica-se diversas atividades ecológicas ao ar livre — inclusive acompanhar a produção de alimentos da região.

  1. Bali, o lugar ideal para aflorar espiritualidade

Existem diversos roteiros turísticos para quem busca por turismo religioso com o intuito de se reconectar consigo mesmo, mas poucos lugares são como Bali, na Indonésia.

O país possui uma cultura plural diferente de tudo o que você já viu. São diferentes crenças e misticismos convivendo em harmonia e uma imensidão de templos, capelas e monumentos que lhe ajudarão a encontrar sua paz interior enquanto aflora a sua fé.

Aproveite nossas dicas de roteiros turísticos alternativos para planejar sua próxima viagem e não se esqueça da importância de decidir o destino baseado na imersão cultural, no autoconhecimento e na absorção de energias positivas.

E se você gostou do assunto converse conosco. Podemos te ajudar na organização de sua viagem.