Fotos acima foram tiradas do site CCBB SP

O CCBB São Paulo (Centro Cultural Banco do Brasil) fica no coração histórico da cidade. Para chegar até ele só caminhando pelo calçadão, o que já é um passeio à parte.

Seu prédio foi construído em 1901 e comprado pelo Banco do Brasil em 1923 para se tornar o primeiro prédio próprio do banco na capital. Após uma grande reforma e restauração o prédio passou a abrigar o CCBB SP em 2001 (fotos acima tiradas do site do CCBB SP). O CCBB SP é hoje a quinta instituição cultural mais visitada no Brasil.

Dentro do CCBB SP há teatro, cinema, auditório, loja e uma agradável cafeteria. Além disto há uma área para exposições de artes visuais. É possível agendar uma visita monitorada no prédio para conhecer detalhes de sua construção.

Entrada CCBB SP
Mondrian no CCBB SP
Desta vez fomos visitar a exposição que está em cartaz até 04/04/16: “Mondrian e o Movimento de Stijl”. A entrada é gratuita mas agendamos o horário da visita através do site do Ingresso Rápido. A exposição está espalhada por todos os andares do prédio. Para melhor compreensão cronológica é recomendável iniciar pelo subsolo e depois ir descendo do 4º ao 1º andar.

Segue descrição da exposição conforme site do CCBB SP: “Panorama que apresenta pinturas, desenhos de arquitetura, maquetes, mobiliário, documentários, publicações de época e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa, conhecido como De Stijl (O Estilo), iniciado como revista em 1917 e que teve como ícone o pintor Piet Mondrian. Esses artistas elaboravam um tipo de “arte total”, usando cores primárias para criar obras sem restrições, claras e limpas, como eles imaginavam o futuro. A exposição mostra também o percurso de Mondrian da figuração à abstração. Curadoria: Pieter Tjabbes, Benno Tempel e Hans Janssen.”

Fases da vida de Piet Mondrian
O que gostei da exposição é que é possível ver e compreender a transição de sua obra de quadros figurativos para a arte abstrata. E ela explica o contexto do que estava acontecendo ao redor de Mondrian conforme ele foi mudando.

Início de sua carreira
Quadros de Mondrian
Quadro de Piet Mondrian
Na entrada do prédio há alguns espaços para interação do público. São divertidos e ficam isolados da exposição para não comprometê-la.

Espaço interativo no térreo
Exposição interativa no CCBB SP
No dia em que estivemos lá haviam duas excursões de escolas. Achei muito legal ver as crianças dentro do museu aprendendo deste cedo a apreciar a arte.

Excursão escolar no CCBB SP
Você pode complementar sua visita usando o audioguia, disponível por meio do aplicativo “CCBB” para celulares (Apple Store e Google Play).

CCBB São Paulo

Onde: Rua Álvares Penteado, 112, esquina com a Rua da Quitanda – Centro – São Paulo – SP – CEP: 01012-000 – (11) 3113-3651
Quando: aberto de quarta a segunda, das 9h às 21h (inclusive feriados)
Quanto: gratuito 
Como chegar:
Metrô: estações Sé, São Bento ou República.
Carro: CCBB SP tem convênio com estacionamento Estapar na rua Santo Amaro, 272 (R$ 15,00 pelo período de cinco horas validando ticket no CCBB SP).
Existe van gratuita disponível de quarta a segunda, das 10h às 22h15. O embarque e desembarque acontecem na rua Santo Amaro, 272 (estacionamento Estapar) e rua da Quitanda, próximo ao CCBB SP. No trajeto entre o CCBB SP e o estacionamento, a van poderá fazer uma parada no metrô República.
Infraestrutura: atendimento a portadores de deficiências (mentais, físicas, auditivas e visuais), em grupo ou individualmente, mediante agendamento prévio, de segunda a sexta, das 12h às 18h | Telefone: (11) 3113-3649, para as atividades do Programa Educativo.