De Torres del Río a Nájera: 49 Km

Nós dividimos em duas etapas: Torres del Río a Logrono 20 Km e Logrono a Nájera 29 Km.

Agora já estamos nos acostumando com a rotina do Caminho. No 7° dia (Torres del Río a Logrono) saímos 6:30 e caminhamos entre subidas e descidas até Viana, onde paramos para um café e um descanso.

Depois veio nossa despedida da Comunidade de Navarra, que atravessamos de leste a oeste por 142 Km. A Espanha é um país dividido em 17 Comunidades e 2 Cidades Autônomas: Celta e Melilla.

Navarra tem como capital Pamplona e fica no Norte da Espanha, entre o país Basco, Aragão e La Rioja, sendo limitada pela cordilheira dos Pirineus, uma fronteira natural com a França. Provamos algumas comidas típicas como pimientos del piquillo (variedade de pimentão verde, que em Navarra é preparado em conserva), pacharán  (licor tradicional feito de endrina e anis) e arroz con leche (muito similar ao nosso arroz doce). Provamos também o vinho rosé, bem conceituado nesta região.

Caminhando 5,4 km depois de Viana chegamos na divisa das Comunidades e entramos em La Rioja, parando para dormir em Logrono, a capital. La Rioja faz fronteira com o País Basco ao norte; Navarra, no nordeste; Aragão ao sudeste e Castilla y León no oeste e sul. É a mais conhecida região vinícola do país, então aproveitamos para experimentar alguns vinhos locais.


8° dia: Logrono a Nájera 29 Km

Logo cedo andamos por um belo parque com um enorme lago chamado Parque de la Grajera. Estávamos andando por entre as árvores quando amanhecia o dia, um dos meus momentos favoritos da caminhada. Vimos novamente a lua se pôr e o sol nascer.



Quando estávamos deixando o parque demos de cara com outra figura do Caminho: Marcelino. Ele fica em sua Ermita carimbando as credenciais dos peregrinos e oferece frutas e biscoitos aos interessados (foto inicial do post). Seguimos até Navarrete (12,7 km após Logrono) para comer nosso lanche e, como decidimos ter um dia puxado, ainda fomos até Ventosa, mais 7,4 Km, e depois os 10,2 Km finais até Nájera.

Agora ainda teremos mais 2 dias de La Rioja pela frente para aproveitar!

Veja como foram os dias seguintes: de Nájera a Belorado.

E como chegamos até Torres del Río.