Viagens para quem adora animais

Nós somos daqueles que incluímos um país ou uma cidade em nossos roteiros de viagens só com a finalidade de ver de perto animais em seu habitat natural.

Se você também é apaixonado por animais então aqui vão alguns passeios imperdíveis que fizemos. Você pode ver:

  • Ursos Panda na China

O panda-gigante é um animal endêmico da China. Há somente cerca de 1.600 animais no mundo e eles continuam em risco de extinção, por isso é tão importante protegê-los. A maioria deles vive na província de Sichuan, na China.

A reserva natural Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding é considerada o melhor lugar para chegar perto destes animais gigantes. Lá é possível observar animais de diferentes idades dormindo, comendo, bebendo e brincando. Também podemos ver “mamães panda” cuidando de seus filhotes.

Quando estive lá a primeira vez, em 2015, eles tinham um programa bastante restrito: mediante uma doação em dinheiro era possível “adotar” um filhote e você podia entrar para conhecê-lo. Deixavam pouquíssimas pessoas entrarem por dia, portanto, era necessário agendar com bastante antecedência. Com o tempo a procura aumentou muito, então entenderam que não seria saudável para os filhotes que muitas pessoas os visitassem e cancelaram este programa. Eu concordo que os animais não devem sofrer abuso para uso turístico.

Há também programas de voluntariado para aqueles que gostariam de ajudar no cuidado diário dos animais. Toda renda da reserva é revertida para estudos científicos para preservação do urso panda, afinal é um animal de difícil procriação.

Voltei para Chengdu em 2019 para levar as crianças, e foi encantador, elas amaram ver os ursos panda de pertinho.

A reserva fica a 40 minutos de Chengdu, capital da província de Sichuan, na China.

Viagens para ver animais
Urso panda comendo bambu
Filhotes de urso panda na árvore
Viagens para ver animais

  • Elefantes na Tailândia

O elefante-asiático, às vezes conhecido como elefante-indiano, é menor que os elefantes-africanos. Outra diferença é que suas fêmeas não possuem marfim. Seu único predador é o tigre. Esta espécie sempre foi usada pelo homem para carregar peso e como atração turística. O que muitos turistas não sabem é que o “treinamento” destes animais é extremamente cruel. Para que se tornem submissos os filhotes são separados de suas mães e espancados. Depois de “domesticados” os animais são tratados como escravos com duras jornadas de trabalho. Antes de fazer qualquer passeio nestes campos de elefantes (Elephant Camps) pense se as atrações que irá assistir são coisas que um elefante faria em seu habitat.

O Elephant Nature Park, localizado na cidade de Chiang Mai, na Tailândia, é um renovado centro de resgate e reabilitação de animais maltratados. A missão de sua fundadora, a ativista Lek Chailert, é acabar com a cultura de exploração dos elefantes.

É possível fazer um passeio de um dia e acompanhar a rotina dos animais, dando comida e banho neles. Nunca mais fui a mesma ao ver aqueles olhos tristes e conhecer a história de sofrimento de cada um daqueles lindos gigantes. O ser humano pode ser muito cruel! Além dos passeios de um dia, o parque recebe voluntários de todo o mundo que podem passar ao menos uma semana ajudando a tratar dos elefantes.

Viagens para ver animais
Alimentando elefantes na Tailândia
Viagens para ver animais
Filhote de elefante
Dando banho nos elefantes
Dando banho nos elefantes
Viagens para ver animais

  • Tartarugas em Fernando de Noronha

Existem 7 tipos de tartarugas marinhas, ainda que apenas 5 delas são encontradas no Brasil: tartaruga-cabeçuda, tartaruda-de-pente, tartaruga-de-couro, tartaruga-verde e tartaruga-oliva. O arquipélago de Fernando de Noronha é local de reprodução da tartaruga-verde, pois ela utiliza as praias arenosas para desovar. É também área de alimentação, crescimento e repouso para filhotes desta espécie e da tartaruga-de-pente.

É possível ver as tartarugas através das atividades do Projeto Tamar ou mergulhando, seja de cilindro ou snorkel.

O Tamar mantém um museu a céu aberto da tartaruga marinha e ministra palestras gratuitas no auditório do Centro de Visitantes às 3ª feiras e aos sábados às 20hs. Todas as 2ª e 5ª feiras, os visitantes podem acompanhar a atividade de monitoramento de tartarugas marinhas, através de captura intencional na praia. De dezembro a junho, tem monitoramento noturno e abertura de ninhos.


Agora, na minha opinião, não tem nada mais lindo que ver de perto as tartarugas nadando suavemente. Fernando de Noronha é o principal parque marinho brasileiro e, certamente, um dos melhores lugares do mundo para mergulhar. Quem não tem experiência não precisa se preocupar, uma vez que é possível fazer o curso e o batismo por lá mesmo. Embora outra ótima opção é seguir para as praias e vê-las com snorkel.

Tartaruga em Fernando de Noronha
Tartaruga em Fernando de Noronha
Tartaruga em Fernando de Noronha
Viagens para ver animais

  • Leões na África do Sul

O leão é um mamífero carnívoro. É um animal sociável que vive em grupos. Cada grupo possui um macho dominante, as leoas e seus filhotes , bem como alguns machos que ainda não alcançaram a maturidade sexual.

Quando pensamos em um safári na África do Sul sabemos que podemos encontrar zebras, elefantes, rinocerontes, leopardos, hienas, girafas, búfalos, crocodilos, guepardos e etc. Todavia nada como ver pela primeira vez o “rei da selva”! A leoa também me fascina e avistar leãozinhos é impagável. Em parques como o Kruger National Park podemos encontrar famílias inteiras.

Leão na África do Sul
Leoa na África do Sul
Leoa na África do Sul
Viagens para ver animais
DSC_0158
Leoa com filhote na África do Sul

  • Orangotangos na Malásia

Os orangotangos são um dos cinco grandes primatas, junto com gorilas, chimpanzés, bononos e humanos. Somos assim denominados (somos, porque nós humanos estamos na lista) pois não possuímos rabos e estamos um pouco na frente dos nossos primos macacos na escala da evolução.

Nativo da Indonésia e da Malásia, os orangotangos são encontrados somente nas florestas tropicais do Borneo e da Sumatra.

Os orangotangos estão entre os primatas mais inteligentes. Só para ilustrar: há registros de dois orangotangos-de-sumatra que jogam em um computador “touch screen” no Zoológico de Atlanta. Assim como os outros grandes primatas, são capazes de utilizar ferramentas.

Perto de Sandakan, na ilha de Borneo, Malásia fica o Centro de Reabilitação de Orangotangos. Fundado em 1964 o centro cuida de jovens orangotangos órfãos devido ao desmatamento, além de adultos retirados de casas onde viviam como animais de estimação ilegais. São quase 80 vivendo soltos em uma área de 43 Km2 e 25 vivendo na área de reabilitação com o intuito de serem soltos em um futuro próximo. A visita é muito legal, entramos na floresta por uma passarela até o local onde colocam frutas e vegetais duas vezes ao dia. Um pouco antes já é possível ver os orangotangos chegando pendurados nos cabos que ligam as árvores à plataforma de alimentação. Passamos momentos muito divertidos observando suas atitudes muito parecidas com as do ser humano.

Hora de comer banana
Mila e orangotango
Danilo e orangotango
Reunião de orangotangos
Hora do alongamento
Viagens para ver animais
Orangotango pensativo
Uma fêmea pegando sua comida

  • Baleias na Nova Zelândia

As baleias são mamíferos marítimos. Como resultado da caça indiscriminada mais da metade dos 40 espécies de baleia existentes estão em extinção.

Kaikoura, na costa leste de South Island, é um dos únicos lugares do mundo onde você pode ver facilmente baleias cachalotes durante todo o ano  (para quem não sabe é a famosa Moby Dick, só que não é branca). A orca pode ser vista de dezembro a março e a baleia jubarte em junho e julho.

Você sai em um barco para procurar as baleias, ou seja, não sabe qual tipo nem quantas irá encontrar. No dia em que fomos conseguimos ver 4 baleias diferentes, foi lindo!

Baleia cachalote mergulhando
Viagens para ver animais
Espero que tenham a oportunidade de fazer algumas destas viagens para ver animais, nós adoramos todos estes passeios.

Se quiser ajuda com seu roteiro fale conosco, vamos adorar te ajudar na programação de sua viagem!

Para conferir outras dicas exclusivas sobre viagens não deixe de nos seguir em nossas redes sociais — Facebook e Instagram.

Este post foi publicado originalmente em dezembro de 2015 e atualizado pela última vez em dezembro de 2019.