Melhores pontos de mergulho no Brasil

Descobrir novos lugares, adquirir conhecimento sobre a história, a cultura e os costumes locais, relaxar a mente, descansar, curtir a natureza e renovar as energias. Toda viagem pode se tornar um agente transformador positivo para qualquer pessoa, ainda mais se tiver todos esses itens incluídos em um mesmo pacote. E uma das melhores atividades que reúne todas essas características é mergulhar. São vários os pontos de mergulho no Brasil, um mais incrível e fascinante do que o outro.

Além das belezas submersas de nossas praias e rios, mergulhar faz bem para o corpo e para a alma, fortalece toda a musculatura corporal, melhora a respiração, nos reconecta com a natureza e promove uma sensação de bem-estar e relaxamento sem igual.

Por isso, neste post vamos listar os melhores pontos de mergulho no Brasil para você iniciar o planejamento de sua próxima viagem. Confira:

Fernando de Noronha – PE

O arquipélago de Fernando de Noronha é considerado o melhor local brasileiro para mergulhar. São 21 ilhas com águas cristalinas de excelente visibilidade subaquática, ideais para avistar milhares de peixes de diferentes espécies, corais, golfinhos, tubarões, tartarugas e outros animais marinhos.

O mergulho é uma das principais atrações da ilha e quem quiser pode descer a quase 100m de profundidade para explorar embarcações naufragadas, como a Corveta Ipiranga.

Abrolhos – BA

Perto dali, o Parque Nacional de Abrolhos é igualmente magnífico. Refúgio de baleais-jubarte entre os meses julho e novembro, o ecossistema marinho baiano ainda conta com diversificadas espécies de corais e quase uma centena de diferentes tipos de peixes.

Bonito – MS

A cidade de Bonito é reconhecidamente um dos melhores locais para fazer ecoturismo do país e um dos pontos de mergulho do Brasil mais bonitos. A grande diferença é que esse esporte é feito em água doce, em rios, lagos, grutas e cavernas subterrâneas, como o Abismo Anhumas, e apresenta uma flora e fauna aquática completamente diferente da encontrada nos oceanos.

Angra dos Reis – RJ

Angra é um dos pontos de mergulho do Brasil ideais para quem quiser iniciar essa prática esportiva. São mais de 50 pontos espalhados, com destaque para a Laje do Matariz, onde um helicóptero foi propositalmente naufragado para oferecer um novo atrativo de mergulho. A água verde esmeralda do local e a grande variedade de estrelas do mar embelezam ainda mais qualquer empreitada.

Santos – SP

A Laje de Santos é um dos pontos de mergulho mais procurados do litoral paulista. Distante cerca de 45km da cidade litorânea, o rochedo recebe, sobretudo no inverno, baleias, arraias-jamantas, pinguins e golfinhos.

Tartarugas e peixes de todos os tipos também são frequentes nessa região para alegria dos mergulhadores, além das diversas espécies de aves e seus filhotes que vão ao local para se alimentarem.

Ilha do Arvoredo – SC

Outro bom lugar para praticar mergulho é na Reserva Biológica Marinha de Arvoredo. Apesar de pouca visibilidade debaixo d’água, o ecossistema marinho é bastante vasto e rico, com polvos, tainhas, garoupas, arraias e tartarugas. Tem também embarcações e artefatos bélicos piratas naufragados.

Guarapari – ES

E para quem quiser curtir um mergulho diferente, Guarapari reserva a maior diversidade de peixes de recife do território brasileiro. Tanto que para aumentar ainda mais a população marinha deste tipo, e ultrapassar as mais de 220 espécies identificadas, um navio foi propositalmente afundado para criação de recifes artificiais.

Com nosso vasto e rico litoral, além de rios e lagos, existem muitos outros pontos de mergulho no Brasil belos e interessantes. Antes de planejar sua viagem, apenas certifique-se que esses locais são abertos para mergulhadores autônomos.

Caso queira uma viagem ainda mais rica em descobertas e aventuras, dê uma olhada nos principais destinos de ecoturismo no Brasil.

Para conferir outras dicas exclusivas sobre viagens não deixe de nos seguir em nossas redes sociais — FacebookInstagram e Twitter.