Comendo na Turquia: conheça a gastronomia turca

>, Turquia>Comendo na Turquia: conheça a gastronomia turca

Comendo na Turquia: conheça a gastronomia turca

Mila Fiorese2020-04-25T12:23:54-03:0019 de abril de 2020|Blog, Turquia|1 Comentário

Culinária na Turquia

Quando estou viajando acho uma diversão experimentar a comida local. Às vezes a aparência de um prato é conhecida, mas ao experimentá-lo sinto que foi temperado de uma forma distinta e provo então um sabor diferente. Nem sempre gosto de tudo o que experimento, todavia não perco a oportunidade de testar. Vou contar para vocês nossa experiência com a gastronomia turca.

Situada entre a Europa e a Ásia, a Turquia possui uma protuberante diversidade cultural que está presente em sua arquitetura, nos costumes locais e, principalmente, na gastronomia. Não é à toa que os sabores da cozinha turca surpreendem até mesmo os paladares mais austeros.

Nesta viagem à Turquia provamos muita coisa gostosa que ficará na memória. Listamos 10 iguarias entre as comidas típicas da Turquia que você deve experimentar quando viajar a esse destino inesquecível. Confira!

1. Doces turcos

As comidas típicas da Turquia encantam o paladar de quem visita o país, assim sendo quisemos experimentar ao máximo. Uma das formas preferidas por quem procura viver essa experiência gustativa a sério é começar saboreando os famosos doces turcos.

Eles são marca registrada da nação pela mistura com as influências árabes, pelo sabor açucarado e por derreterem na boca.

Alguns exemplos são o Tulumba, que é feito com farinha de trigo levedada e ensopada no xarope, o Ekmek kadayif, que são fatias de pão com calda de açúcar, e o Kadayif, que é uma mistura de macarrão e mel. Não podemos esquecer também do Lokum, o doce turco mais famoso, também conhecido como goma árabe e, no exterior, como turkish delight (delícia turca).

Culinária na Turquia

Gastronomia Turca

2. Kebab

Esse você provavelmente já conhece ou até mesmo provou uma versão “abrasileirada”. Contudo, nada como experimentar o legítimo kebab turco, não é verdade?

Ele é servido como um lanche rápido e pode ser de carne — de vaca ou cordeiro — ou frango. Além disso, leva chilli, azeite, páprica e legumes, como berinjela e pimentões vermelho e verde.

Em Istambul provamos o autêntico döner kebak (uma espécie de wrap de churrasco grego), servido em barraquinhas de rua. Paramos várias vezes para comer, porque às vezes só o cheiro dava fome antes da hora.

Gastronomia Turca

3. Kahvalti

Falar da gastronomia e não mencionar o kahvalti, isto é, o café da manhã típico da Turquia, é imperdoável.

Afinal, a primeira refeição do dia será a mais importante para lhe dar energia para se aventurar por tudo o que a região tem a oferecer e nada mais natural que ela seja igualmente rica em sabor e fartura.

No kahvalti não pode faltar pães, frios, tomates, pepinos, ovos, azeitonas, çay (chá) — como o de maçã — e o o café turco servido, é claro, com a borra. Este chá de maçã tem realmente gosto de maçã, aprovadíssimo.

4. Manti

Você certamente já experimentou algumas versões de ravioli. Porém, dificilmente alguma superará o famoso manti, ravioli turco.

Isso acontece graças ao surpreendente molho de iogurte usado como ingrediente da receita junto da carne, ovos, páprica, sumak e hortelã. O sabor, que mistura o doce com o picante, ficará na sua mente por um longo tempo!

5. Balik-ekmek

O nome pode até parecer estranho de se pronunciar, mas não se deixe enganar pelos seus ouvidos: o Balik-ekmek é simplesmente delicioso.

Encontrado em qualquer canto da Turquia, especialmente na Ponte Galata em Istambul, esse prato simples nada mais é do que um sanduíche de peixe com saladas e algumas gotas de limão que criam uma combinação imbatível do cítrico com o sabor do pescado.

6. Pão pita

Outro exemplo de comidas típicas da gastronomia turca é o pão pita, também conhecido como pão sírio ou árabe.

Ele é um pão folha e tem a forma de um “envelope”, podendo ser consumido sem nada, devido à sua crocância, ou então como parte de um sanduíche — como acontece com o kiymali pide (que leva carne) ou peynirlii pide (que leva queijo).

7. Suco de romã

A romã teve origem no Oriente Médio e na Ásia Menor. Na Turquia ela é encontrada em todos os locais, portanto muito utilizada para chás e sucos. Na rua sempre encontrávamos vendedores de suco de laranja com romã, gostamos muito do sabor.

Culinária na Turquia

8. Iogurte com mel e sementes de papoula

Para chegar à Capadócia nós cruzamos de carro a região da Anatólia Central. O prato típico desta região da Turquia é um iogurte natural com mel e sementes de papoula. Achamos muito saboroso, imperdível.

Gastronomia turca

9. Haşlama

O Haşlama é um prato tradicional da culinária turca feito de cordeiro cozido com legumes e suco de limão. O cordeiro que comemos na Capadócia, preparado com receita local e assado por 3 horas, derretia na boca.

10. Simit

Por último na nossa lista, temos outro quitute bem comum nas ruas de Istambul e outras cidades da Turquia: o simit. Ele é uma rosca cozida em forno brando, passada no melaço diluído e coberta com gergelim, com uma média de 20cm de diâmetro, que pode ser saboreada com doces, iogurte ou queijo.

Com todas essas comidas típicas da Turquia, é difícil não ficar com água na boca, não é mesmo? Ficou com vontade de experimentar a gastronomia turca em seu local de origem? Conte com a Travelness para planejar a sua viagem.

Aproveita e conta pra gente nos comentários: qual dos pratos você está mais curioso para provar?

Para conferir outras dicas exclusivas sobre viagens não deixe de nos seguir em nossas redes sociais — FacebookInstagram e Twitter.
Este post foi publicado originalmente em setembro de 2012 e atualizado pela última vez em abril de 2020.

Um Comentário

  1. Trajano Leme 19/09/2012 em 13:53 - Responder

    Esse iogurte com mel e semente de papoula é simplesmente demais! Dá até água na boca! E essas vitrines de doces? Tentação total!!!! Já que estão prontos para as comidas árabes, aproveitem também os doces: são espetaculares!

Deixar Um Comentário

Planeje sua viagem
Assine nossa Newsletter