As melhores lições e benefícios de viajar

Os benefícios de viajar são muitos: além de aprendermos mais sobre a cultura e os costumes de outros países, as viagens nos permitem o contato com outras lições e experiências. É nelas que aprendemos a melhorar a pronúncia de um idioma, a relaxar e a curtir momentos inesquecíveis, além de valorizar o que já temos — como a nossa própria cultura, família e casa.

Conheça agora as 10 melhores lições e benefícios de viajar

1. Aprender a tomar decisões

Um dos grandes aprendizados quando a gente viaja é saber tomar decisões. Se em diversos momentos de nossas vidas, outras pessoas tomam decisões por nós ou nos influenciam diretamente nelas, durante uma viagem quem faz isso é você. Em muitas ocasiões, ao longo da viagem, você vai se ver só diante de suas escolhas.

2. Saber fazer orçamentos

Além de saber escolher, você também organiza melhor a sua vida financeira, pois sem ela, torna-se difícil viajar e ter uma experiência gratificante. É aí que você aprende a selecionar melhor os lugares onde vai se hospedar, quanto vai gastar para comer e as formas que usará para se deslocar. Você aprende a fazer o seu dinheiro render!

3. Relaxar e ser flexível

Fora do ambiente em que vivemos, acabamos nos deparando com situações inesperadas e que testam a nossa capacidade de relaxar e ser flexível. Quem não ingere bebida alcoólica, por exemplo, pode ser recebido por um povo cuja tradição é celebrar a chegada dos visitantes com uma bebida típica. Se recusar é falta de educação, você tenta ser flexível e, pelo menos, experimentar.

4. Aprender e melhorar um segundo idioma

As viagens, principalmente para os países que não falam o mesmo idioma que o nosso, nos possibilitam a prática da comunicação na língua que estamos aprendendo ou desejamos aprender. Lá fora, não há professores e tradutores o tempo todo ao nosso lado. Sendo assim, você aprende a se virar e se comunicar em outro idioma, principalmente por estar aplicando ele no cotidiano.

5. Lidar com outros costumes

Hábitos e costumes mudam a cada família, bairro, cidade, estado, país e continente. Quando temos que lidar com essas diferenças, passamos a enxergar melhor a maneira como as pessoas enxergam a sociedade em que fazem parte. Esse ponto de vista diferente é fundamental para que você aprenda a lidar com os outros costumes, respeitando suas escolhas e modo de viver.

6. Viver os momentos

Você está longe de casa, em um lugar que está explorando e desejava conhecer. Diante das oportunidades, você vai mesmo deixar de viver os momentos? É durante as viagens que a gente aproveita mais, nos sentimos dispostos e desejamos aproveitar cada segundo.

7. Sentir saudade de casa

Às vezes criticamos o lugar onde vivemos, as pessoas que estão ao nosso redor e o contexto da sociedade onde estamos situados. Ao nos depararmos com outros hábitos e pessoas diferentes de nós, notamos o quanto nossa casa representa para a gente. É dessa forma que aprendemos a valorizar o que temos.

8. Fazer novos amigos

As viagens também nos proporcionam a possibilidade de fazermos novos amigos. Por estarmos em um lugar diferente e que precisamos nos adaptar, acabamos ficando mais abertos às novas amizades, pois elas são uma maneira de nos sentirmos abraçados por uma comunidade nova.

9. Andar desligado do mundo

Se, durante a nossa rotina, nos esquecemos de observar o que temos ao nosso redor, durante as viagens conseguimos nos desligar do mundo. Para que um smartphone se você pode ter uma vista incrível dos principais pontos turísticos do mundo? Sente-se e admire o vaivém das pessoas — além da beleza dos lugares.

10. Experimentar coisas diferentes

Viajar permite o contato com o diferente: hábitos, costumes, personalidades, climas e culinária. Às vezes, não gostamos de determinado ingrediente sem antes termos experimentado formas diferentes de prepará-lo. Que tal abrir o paladar ou escutar sobre o ponto de vista de alguém a respeito de um tema ou situação?

Essas foram as 10 melhores lições e benefícios de viajar. Se você gostou, compartilhe esse post em suas redes sociais e tenha uma ótima viagem!

Para conferir outras dicas exclusivas sobre viagens não deixe de nos seguir em nossas redes sociais — Facebook e Instagram.

Este post foi publicado originalmente em outubro de 2016 e atualizado pela última vez em abril de 2020.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Deixar um comentário