Toda viagem é transformadora, especialmente quando o propósito é descansar a mente e se reconectar com o corpo. Conheça os 9 melhores destinos no Brasil para você que espera mais do que um passeio quando planeja colocar o pé na estrada.

Saco do Mamanguá – RJ

Exuberante cantinho de Paraty, Saco do Mamanguá é o refúgio ideal para quem gosta de interagir com a natureza. A trilha ecológica que leva ao Pico do Pão de Açúcar é imperdível para assistir ao pôr do sol. Passeios de canoa e a prática de stand up paddle são outras formas de explorar o local. A união das águas deste manguezal com o mar torna o mergulho uma atividade relaxante e muito libertadora.

Lapinha da Serra – MG

O lugarejo é famoso por suas cachoeiras. Conheça as pinturas rupestres datadas de mais de 7 mil anos, que podem ser acessadas pela Lagoa da Lapinha. Quer aproveitar a estada vivenciando uma experiência de colaboração social? O Instituto Ecovida São Miguel recebe voluntários para atuar na permacultura das famílias locais, com atividades de bioconstrução e plantio de ervas medicinais.

Península de Maraú – BA

Um paraíso a pouco mais de 200 km da capital Salvador, reúne paisagens diversas em um ambiente riquíssimo pela preservação de sua fauna e flora. Da simplicidade das aldeias de pescadores às pousadas luxuosas, Maraú deve ser apreciada de todos os ângulos. Ciclismo, trekking e cavalgadas são meios para isso. A comunidade é bastante engajada na preservação de seu biossistema.

Japaratinga – AL

A vila está inserida na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, maior unidade de conservação federal marinha do Brasil e segunda maior barreira de corais do mundo. Apesar da suntuosidade de sua natureza, o local preserva o tipo de vida simples levada por seus moradores desde sua fundação, quando era uma colônia de pescadores. As fontes de água mineral são paradas obrigatórias para quem deseja relaxar e renovar as energias.

Jalapão – TO

Conheça as águas transparentes da Cachoeira da Formiga e os fervedouros — espécies de poços onde o fenômeno da ressurgência hídrica faz com que os banhistas flutuem em suas águas. Prepare-se para caminhadas e muitas aventuras. E aproveite o modo offline para meditar no fim de tarde e absorver mais ainda do que essa terra tem de mágico. Passe por Mateiros, considerada ponto de apoio ao turista e também o berço do artesanato em capim dourado.

Santo Amaro do Maranhão – MA

Este pedacinho de paraíso faz parte dos Lençóis Maranhenses. Com lagoas ladeadas por areia fina, lembra um oásis. Lá mesmo no povoado, hospede-se com simplicidade e agende uma expedição. Estar em Santo Amaro é entregar-se à paz do seu povo e à sua hospitalidade.

Vila de Preá – CE

Localizada na cidade de Cruz, faz parte do Parque Nacional de Jericoacoara. Em função de seus ventos fortes e constantes, é lugar ideal para a prática de windsurf e kitesurf. Para quem não é fã de esportes radicais, caminhar pelo parque e curtir as praias e manguezais são boas alternativas de lazer para a família. Se você é adepto da ioga, o local inspira paz e quietude e tem um visual inesquecível.

Miranda – MS

Miranda é uma simpática cidade do Pantanal. Faça um safári para conhecer e registrar a peculiar fauna da região — jacarés, tucanos e, se der sorte, onças pintadas. Experimente hospedar-se em fazendas, o que pode ser muito revigorante!

Chapada Diamantina – BA

Encrustada nas belezas da Serra do Espinhaço, é deslumbrante e inspira paz. Repleta de vales e falésias, é destino certo para quem adora escaladas. Caminhe até o alto da Cachoeira da Chapada para apreciar a vista. Mergulhe nas águas cristalinas do Poço Encantado. Hospede-se em locais que oferecem spas para completar sua experiência. Lençóis é a cidade que oferece melhor infraestrutura para receber turistas.

Seja para descansar a mente, conhecer novos lugares ou se conhecer melhor, o Brasil oferece opções diversificadas para experiências inigualáveis. Se você já fez algum destes roteiros ou tem outros lugares incríveis para sugerir, compartilhe com a gente!

E siga nossas redes sociais para mais dicas sobre viagens: Instagram, Facebook!

Post publicado originalmente em junho de 2016 e atualizado em novembro de 2019.