Viajar é sempre uma boa opção para quem quer descansar e curtir os intervalos entre o cotidiano atribulado. E se essa viagem possibilitar um contato com a natureza, ela se torna ainda mais benéfica, possibilitando relaxar e descansar a mente.

No Brasil, existem muitas opções de destinos de ecoturismo, mas separamos alguns que não podem faltar em seu roteiro de viagens. Conheça agora 8 destinos de ecoturismo para visitar no Brasil!

Bonito – Mato Grosso do Sul

Bonito é um dos destinos mais requisitados do país. Com seus rios de águas claras, cachoeiras e grutas espalhadas pela cidade, este é um bom passeio para quem quer praticar alguns esportes de aventura e manter o contato com a natureza. Quanto à beleza do local, o nome da cidade já fala por si só.

Fernando de Noronha – Pernambuco

Considerado um dos lugares mais belos do Brasil, Fernando de Noronha é um arquipélago formado por 21 ilhas, onde as praias têm areias brancas e águas límpidas. O contato com a natureza é extremo e os visitantes podem apreciar os golfinhos em seu habitat. Fernando de Noronha é dividido entre áreas de preservação ambiental e o Parque Nacional Marinho e acumula belezas naturais a perder de vista.

Foz do Iguaçu – Paraná

Foz do Iguaçu é o local onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, que atraem turistas do mundo inteiro. A cidade ainda faz divisa com o Paraguai e a Argentina, proporcionando passeios nos países vizinhos. Para chegar até as Cataratas, os visitantes podem optar por trilhas ou passeios de barcos, mantendo o contato ainda maior com a natureza.

Pantanal – Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

O Pantanal é o campeão quando o assunto é harmonia e biodiversidade. Um local onde há possibilidade de fazer safáris, sair durante a noite para observar animais e, ainda, realizar passeios de barcos pelos extensos rios que envolvem dois estados do Brasil. Para quem gosta de contato com a natureza, o pantanal é o local ideal.

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Na Chapada dos Veadeiros as atrações ficam por conta da natureza do Parque Nacional, com cachoeiras maravilhosas, grutas e passeios imperdíveis. A Chapada, como é chamada pelos moradores, é para quem busca paz e tranquilidade, além do contato com a natureza.

Chapada Diamantina – Bahia

Outra linda chapada do Brasil é a Chapada Diamantina, que fica na Bahia. A Chapada Diamantina é formada por diversos povoados, e as principais atrações são as trilhas para as exuberantes cachoeiras. Ainda há grutas e cânions para aproveitar e contemplar a natureza.

Caraíva – Bahia

Caraíva fica no sul da Bahia e é uma vila de pescadores. Ao chegar às margens do rio Caraíva, os visitantes atravessam em barcos conduzidos por nativos. É uma cidade encantadora, onde a luz elétrica está apenas dentro das casas dos moradores. Um local paradisíaco, no qual o rio e o mar se encontram, trazendo as belezas naturais que apenas a Bahia tem. A noite é ideal para quem quer embalar ao som do forró.

Ilha Grande – Rio de Janeiro

Ilha Grande é a maior ilha nos arredores de Angra dos Reis e conhecida pelas suas 100 praias. Por possuir uma área de preservação ambiental grande, o local é cheio de animais e plantas nativas. Com águas claras, cristalinas e areia dourada, Ilha Grande é um excelente destino para os turistas que gostam da paz e tranquilidade do contato com a natureza.

Os destinos de ecoturismo no Brasil não acabam por aqui: são diversas cidades que parecem intocadas pelo homem. Faça o planejamento de suas viagens com a Travelness e não se esqueça de incluir essas opções.

Você conhece algum destino que não citamos? Gostaria de conhecer mais algum? Deixe seu comentário e conte-nos suas aventuras pelos destinos de ecoturismo no Brasil.

Post publicado originalmente em julho de 2016 e atualizado em outubro de 2019.