Durante o planejamento de uma viagem, a grande maioria das pessoas precisa decidir entre viajar de avião, ônibus ou carro. Mas já pensou em fazer um roteiro de bike, admirando a natureza com belíssimas paisagens e vários desafios?

Pois saiba que viajar de bicicleta leva você a conhecer lugares ainda pouco explorados, descobrir os mais belos cenários e passar um tempo em contato com a natureza, relaxando a mente. Conheça alguns roteiros de todas as regiões do Brasil para você curtir pedalando.

1 – Iporanga – SP

Há duas opções de trilhas para se fazer de bicicleta em Iporanga. A primeira, para iniciantes, tem 8 km e passa pelo Rio Ribeira, em direção à Cachoeira Taquaruvira.

Já para os mais experientes com melhor preparo físico, há uma trilha de 30 km às margens do Rio Betari. Essa rota passa por cavernas, grutas, cachoeiras e outros cenários lindos! As duas trilhas fazem parte do Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira (PETAR).

2 – Estrada Real – MG

A Estrada Real passa por três estados da região Sudeste: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. No estado mineiro, um roteiro incrível para uma viagem de bike é o caminho de Diamantina a Ouro Preto, que tem 350 km e um alto grau de dificuldade devido às inúmeras subidas.

Passando por Milho Verde, Conceição do Mato Dentro, Barão de Cocais e Mariana, esse é um roteiro para ser vencido em no mínimo 10 dias. Além de muita história e arquitetura, o caminho oferece muito contato com a natureza, com direito a enormes cachoeiras.

3 – Circuito Vale Europeu – SC

O circuito tem 300 km, começando e terminando em Timbó. Existem dois percursos diferentes, um mais fácil e outro com maiores desafios em seu relevo. A região possui muitas nascentes e cachoeiras, portanto, é aconselhável evitar as épocas de chuva.

4 – Rota do Descobrimento – BA

Para quem prefere praias, a Rota do Descobrimento é a escolha certa! São 120 km pedalando por lindas praias, rios e falésias no sul da Bahia, com destino a Porto Seguro.

Além de passar por lindas paisagens, esse roteiro é uma ótima oportunidade de desfrutar a culinária baiana ou praticar mergulho.

5 – Chapada dos Veadeiros – GO

A Chapada dos Veadeiros é um dos Patrimônios Naturais da UNESCO. A região é ótima para a prática de trekking, esportes de aventura e também para os amantes de bike. Existem várias opções de trajetos na Chapada e nos arredores.

A região possui cenários naturais surpreendentes, com diversas cachoeiras, cânions e piscinas naturais.

6 – Jalapão – TO

O Jalapão é um destino de ecoturismo que está se popularizando a cada dia mais. Seus poços cristalinos e cachoeiras de águas azuis só são acessíveis por carros off-road ou pelas trilhas de caminhada e bike.

É um roteiro um pouco difícil, pois as estradas são de areia. Mas, ver o pôr do sol de cima de uma duna ao final de uma longa trilha é recompensador!

Viajar por esses roteiros de bike, diferente das viagens de turismo comuns, significa superar muitos desafios. Mas, no fim, a descoberta de lugares surpreendentes e o desenvolvimento do autoconhecimento que essas viagens proporcionam fazem valer cada esforço. Já escolheu o seu roteiro? Fale conosco que organizamos para você uma incrível viagem de bike.